Acessibilidade / Reportar erro

HOSPITALIZAÇÕES DE URGÊNCIA PARA HÉRNIAS INGUINAIS NO BRASIL DE 2010 A 2019: MORTALIDADE E CUSTOS NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (SUS)

RESUMO

RACIONAL:

Sabe-se que as hernioplastias inguinais eletivas são procedimentos seguros, mas que, em caráter de urgência, têm maiores taxas de complicações e custos hospitalares. Apesar disso, ainda são escassos os estudos quantitativos sobre o tema no Brasil.

OBJETIVOS:

Avaliar a tendência das taxas de internação, mortalidade hospitalar e custos por hérnia inguinal em caráter de urgência, quanto ao sexo e faixa etária.

MÉTODOS:

Trata-se de um estudo de séries temporais com dados do Sistema Único de Saúde (SUS), em nível nacional, no período de 2010 a 2019.

RESULTADOS:

A taxa de internação geral (p=0,007; b<0,02) em todas as faixas etárias (p<0,005; b<0) nos dois sexos indicou tendência decrescente. A taxa de mortalidade geral em ambos os sexos e na maioria das faixas etárias apresentou tendência crescente (p<0,005), assim como o custo da internação em todas as faixas etárias de ambos os sexos.

CONCLUSÕES:

As taxas de internação em caráter de urgência por hérnia inguinal, no Brasil, apresentaram tendência estacionária ou decrescente, entretanto, a mortalidade hospitalar e os custos por internação mostraram tendência crescente nos últimos anos.

DESCRITORES:
Hérnia inguinal; Emergências; Hospitalização; Mortalidade; Custos e análise de custo

Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva Av. Brigadeiro Luiz Antonio, 278 - 6° - Salas 10 e 11, 01318-901 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (11) 3288-8174/3289-0741 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistaabcd@gmail.com