Acessibilidade / Reportar erro

ABLAÇÃO ENDOSCÓPICA COMBINADA COM FUNDOPLICATURA ASSOCIADA A DIVERSÃO DUODENAL NO ESÔFAGO DE BARRETT LONGO: RESULTADOS PRECOCE E DE LONGO PRAZO

RESUMO

RACIONAL:

A adição de terapia ablativa endoscópica associado a inibidores da bomba de prótons ou fundoplicatura tem sido postulada para o tratamento de pacientes com esôfago de Barrett de segmento longo (EBSL), no entanto, essa conduta não evita o refluxo ácido/biliar nesses pacientes. A fundoplicatura com gastrectomia distal e gastrojejunostomia em Y de Roux (FGD-Y) foi proposta como procedimento de supressão de ácido, demonstrando excelentes resultados no seguimento a longo prazo. Não há relatos na literature com a combinação dessa estratégia terapêutica.

OBJETIVOS:

Determinar os resultados precoces e a longo prazo observados em pacientes com EBSL com ou sem dysplasia de baixo grau, submetidos a FGD-Y, combinado com terapia endoscópica.

MÉTODOS:

Estudo prospectivo incluindo pacientes com EBSL, empregando a classificação de Praga, sendo o comprimento circunferencial (C) e máximo (M) e confirmado por estudo histológico. Os pacientes foram submetidos à coagulação com plasma de argônio (CPA, 21 pacientes) ou ablação por radiofrequência (ARF, 31 pacientes). Após o tratamento, eles foram seguidos precoce e tardiamente (5–12 anos), mediante avaliação endoscópica e histológica.

RESULTADOS:

Foram observadas poucas complicações após o procedimento (úlcera ou estenose). Re-tratamento foi necessário em ambos os grupos de pacientes. A redução do comprimento do epitélio metaplásico foi significativamente melhor após ARF em comparação com CPA (10,95 versus 21,15 mm para C e 30,96 versus 44,41 mm para M). A metaplasia intestinal desapareceu em elevada porcentagem de pacientes, e os resultados histológicos a longo prazo foram bastante semelhantes em ambos os grupos.

CONCLUSÕES:

Procedimentos endoscópicos combinados com fundoplicatura e gastrectomia distal e gastrojejunostomia em Y de Roux, para eliminar o epitélio metaplásico do esôfago distal podem ser considerados uma boa opção alternativa para o tratamento da EBSL.

DESCRITORES:
Esôfago de Barrett; Endoscopia; Ablação por Radiofrequência; Coagulação com Plasma de Argônio; Fundoplicatura; Gastrectomia

Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva Av. Brigadeiro Luiz Antonio, 278 - 6° - Salas 10 e 11, 01318-901 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (11) 3288-8174/3289-0741 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistaabcd@gmail.com