Acessibilidade / Reportar erro

Cardiologia baseada em evidências em foco: a prática cardiológica sólida e robusta

Editorial

Cardiologia Baseada em Evidências em Foco

A Prática Cardiológica Sólida e Robusta

Gradativamente observamos que a prática da cardiologia baseada em evidências (CBE), ou seja, a prática cardiológica com base nas evidências sólidas e robustas disponíveis na literatura, vem se consolidando como modelo na tomada de decisão clínica em vários países, incluindo o Brasil.

A conceituação adequada, com descrição da racionalidade e roteiro de aplicação prática torna-se etapa fundamental e essencial para a consolidação da CBE.

Através de diálogos, altamente enriquecedores, junto à diretoria dos Arquivos Brasileiros de Cardiologia, decidiu-se pela publicação de uma série de 10 artigos mensais, veiculando apropriadamente os princípios e a prática da CBE.

Denominamos de CBE, o direcionamento e aplicação da medicina baseada em evidências à cardiologia. Infelizmente a palavra "evidências" vem sendo utilizada, inapropriadamente, como sinônimo de qualquer informação existente. Contudo, dentro do contexto da CBE, utilizamos evidências para substituir "evidências sólidas", "evidências confiáveis" e "evidências robustas", e para buscá-las torna-se necessário um aprendizado, visando a análise crítica da literatura (como ler um artigo científico) para posterior incorporação dos achados relevantes e confiáveis na prática clínica, trazendo assim seguramente mais benefícios aos pacientes.

Este esforço conta com a cooperação de vários colaboradores e discutiremos os seguintes tópicos através de publicações mensais: CBE-I - Princípios, racionalidade e aplicações de uma nova prática cardiológica e Análise crítica da literatura; CBE-II - Princípios de epidemiologia clínica aplicados à cardiologia; CBE-III - Itens essenciais de bioestatística para o cardiologista; CBE-IV - Principais estratégias de pesquisa: conceito. vantagens e desvantagens; CBE-V - Seqüência básica na elaboração de protocolos de pesquisa; CBE-VI - Tópicos metodológicos e estatísticos em estudos clínicos randomizados; CBE-VII - Utilização racional de exames diagnósticos em cardiologia; CBE-VIII - Revisões sistemáticas (metanálises): conceito, racio nalidade metodológica, aplicações e limitações; CBE-IX - Análises econômicas em cardiologia; princípios e exemplos; e CBE-X - Racionalidade da utilização da medicina baseada em evidências na graduação médica.

Esperamos que todos aproveitem e absorvam os conceitos a serem veiculados junto aos Arquivos Brasileiros de Cardiologia para que este simples e imprescindível modelo de prática cardiológica possa homogeneamente melhorar a prática cardiológica em nosso país.

A CBE funciona como elemento transformador de médicos, passivamente baseados apenas em opiniões dos outros, em médicos ativamente praticantes de uma cardiologia baseada em evidências.

Álvaro Avezum

Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia - São Paulo

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    07 Dez 2000
  • Data do Fascículo
    Jul 1998
Sociedade Brasileira de Cardiologia - SBC Avenida Marechal Câmara, 160, sala: 330, Centro, CEP: 20020-907, (21) 3478-2700 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil, Fax: +55 21 3478-2770 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@cardiol.br