Acessibilidade / Reportar erro

Guia de endereços eletrônicos para o estudo de cardiologia

Resumos

OBJETIVO: Ampliar os recursos didáticos para estudantes de medicina, médicos e profissionais da área da saúde, estimulando o uso da Internet para fins acadêmicos ou de reciclagem em cardiologia. MÉTODO: Pesquisados e selecionados endereços eletrônicos com conteúdo acadêmico nas áreas da anatomia, biofísica, fisiologia, semiologia, eletrocardiografia e diagnóstico por imagem, com critérios de seleção, incluíndo relevância do conteúdo, clareza na apresentação e riqueza em recursos de animação e, os sites obtidos, classificados quanto ao conteúdo e nível acadêmico. RESULTADOS: Obtidos 5 sites de anatomia e anatomia patológica, 1 de biofísica, 3 de fisiologia, 8 de semiologia, 7 de diagnóstico por imagem e 2 de eletrocardiografia. Como alternativa de acesso, os sites também foram organizados de acordo com o nível acadêmico. O conjunto de endereços resultou em um guia simplificado e hierarquizado de conteúdos para o estudo da morfologia cardíaca e do diagnóstico por imagem em cardiologia. CONCLUSÃO: O roteiro obtido é um exemplo do potencial da Internet como instrumento de aprendizagem, a ser utilizado em associação com outros métodos pedagógicos convencionais.

educação médica; educação em saúde; cardiologia; informática médica; Internet


OBJECTIVE: To increase the offer of didactic resources for medical students, physicians, and health care professionals, stimulating the use of the Internet for academic purposes or cardiological updating. METHOD: Electronic addresses with academic content in the areas of anatomy, biophysics, physiology, semiology, electrocardiography, and image diagnosis were researched and selected. The selection criteria included the following: relevance of the content, neatness of presentation, and richness of animation resources. The sites obtained were classified in regard to their contents and academic level. RESULTS: The sites obtained were as follows: 5 sites of anatomy and anatomical pathology, one of biophysics, 3 of physiology, 8 of semiology, 7 of image diagnosis, and 2 of electrocardiography. The sites were also organized according to academic level to provide an alternative access. The set of addresses resulted in a simplified and hierarchic guide of contents for the study of cardiac morphology and image diagnosis in cardiology. CONCLUSION: The resulting list of sites is an example of the potential of the Internet as a learning instrument to be used in association with other conventional pedagogical methods.

medical education; health education; cardiology; medical informatics; Internet


ARTIGO ORIGINAL

Guia de endereços eletrônicos para o estudo de cardiologia

Luciana Aikawa; Denise Cássia Moreira Zornoff; Beatriz Bojikian Matsubara

Botucatu, SP

Faculdade de Medicina de Botucatu UNESP

Endereço para correspondênciaEndereço para correspondênciaDenise Cássia Moreira Zornoff Faculdade de Medicina de Botucatu Rubião Jr. s/n - Cep 18618970 - Botucatu - SP E-mail: dzornoff@fmb.unesp.br

RESUMO

OBJETIVO: Ampliar os recursos didáticos para estudantes de medicina, médicos e profissionais da área da saúde, estimulando o uso da Internet para fins acadêmicos ou de reciclagem em cardiologia.

MÉTODO: Pesquisados e selecionados endereços eletrônicos com conteúdo acadêmico nas áreas da anatomia, biofísica, fisiologia, semiologia, eletrocardiografia e diagnóstico por imagem, com critérios de seleção, incluíndo relevância do conteúdo, clareza na apresentação e riqueza em recursos de animação e, os sites obtidos, classificados quanto ao conteúdo e nível acadêmico.

RESULTADOS: Obtidos 5 sites de anatomia e anatomia patológica, 1 de biofísica, 3 de fisiologia, 8 de semiologia, 7 de diagnóstico por imagem e 2 de eletrocardiografia. Como alternativa de acesso, os sites também foram organizados de acordo com o nível acadêmico. O conjunto de endereços resultou em um guia simplificado e hierarquizado de conteúdos para o estudo da morfologia cardíaca e do diagnóstico por imagem em cardiologia.

CONCLUSÃO: O roteiro obtido é um exemplo do potencial da Internet como instrumento de aprendizagem, a ser utilizado em associação com outros métodos pedagógicos convencionais.

Palavras-chave: educação médica, educação em saúde, cardiologia, informática médica, Internet

A revolução tecnológica abriu caminho para mudanças no processo de ensino e aprendizagem1. Este binômio deixou de ser centrado apenas na figura do professor, como detentor de conhecimento e passou a destacar o aluno como agente ativo da própria formação acadêmica.

Dentre os novos instrumentos pedagógicos disponíveis, a Internet merece destaque, graças à popularização de seu uso e riqueza de conteúdo. No ambiente universitário, as possibilidades de aplicação são ilimitadas, englobando o rápido acesso às informações, ampliação de referências didáticas, possibilidade de simulação de situações profissionais reais e busca ativa e interativa de novos conhecimentos. Uma pesquisa do Instituto de Estudos em Educação do Canadá mostrou que alunos adotam uma postura mais ativa à medida que têm acesso aos livros eletrônicos, artigos de periódicos on-line, exercícios interativos, murais de discussão, vídeos, entre outros2.

Assim, nossa Instituição vem estimulando o uso da tecnologia como recurso pedagógico complementar na formação de seus alunos. Para isso, conta com um núcleo de educação à distância no apoio aos docentes e alunos, convergindo e multiplicando iniciativas e recursos nessa área.

Para que essa empreitada seja bem sucedida, é necessário o desenvolvimento de projetos acadêmicos que possam beneficiar um grande número de estudantes, professores e profissionais da área da saúde. Com esta linha de raciocínio, assumiu-se que um estudo realizado na área de cardiologia teria impacto relevante junto a essa população, no sentido de incentivar o uso da Internet no seu cotidiano acadêmico ou profissional.

A alta incidência e prevalência de doenças cardiovasculares e o grande desenvolvimento tecnológico em cardiologia tornam esta especialidade atrativa para o estudante de medicina. Acrescente-se que a cardiologia pode ser entendida como uma área da saúde de assistência multidisciplinar e cujo processo de aprendizagem requer a interação com sons, movimentos, gráficos e imagens, os quais podem ser particularmente explorados pelo recurso da Internet.

Cabe ressaltar, finalmente, que a recomendação desta tecnologia não pretende substituir os instrumentos didáticos tradicionais. Ao contrário, trata-se de um esforço para enriquecer o processo ensino-aprendizagem, na medida em que permite combinar as ferramentas tecnológicas e os métodos tradicionais3.

Os objetivos desse trabalho foram elaborar um roteiro de estudo na área de cardiologia para o aluno de medicina, professores, médicos e profissionais da área da saúde, proporcionar facilidade de acesso às informações e promover o uso da Internet como material acadêmico.

Métodos

Realizou-se uma pesquisa de endereços eletrônicos por meio da ferramenta de busca Google®, escolhida pela sua ampla base de dados, que já ultrapassou três bilhões de endereços4 e por sua valorização aos sites oficiais, governamentais4. Além disso, este site de busca compõe sua lista de resultados utilizando sua própria base de dados e os chamados URLs (localizador uniforme de recursos)4,5. Em pesquisa realizada pelo Search Engine Showdown, o Google® foi o "buscador" que encontrou o maior número de endereços eletrônicos relacionados com 25 palavras-chave propostas6.

O Google® possui o sistema pagerank que interpreta um link de uma página a outra como um voto. Quanto mais votos uma página possuir, maior será sua importância e melhor será sua colocação numa busca, ou seja, será colocado entre os primeiros sites da lista7.

As palavras-chave pesquisadas foram: "anatomia cardíaca", "anatomia do coração", "fisiologia cardíaca", "fisiologia do coração", "semiologia cardíaca", "semiologia do coração", "eletrocardiograma" e seus correspondentes em inglês.

A seleção inicial das páginas da Internet foi realizada pelo estudante de medicina e a decisão final sobre os endereços eletrônicos mais apropriados envolveu a avaliação conjunta do aluno, do docente de cardiologia e do médico com experiência em ensino por meio eletrônico.

Estabeleceram-se como grandes temas os tópicos: anatomia e anatomia patológica, biofísica, fisiologia, semiologia, diagnóstico por imagem e eletrocardiografia.

Foram incluídos no roteiro os sites que, dentro da temática pré-estabelecida, apresentassem melhor impacto visual e objetividade de informações no apoio aos conceitos fundamentais da cardiologia. Procurou-se excluir endereços com conteúdos redundantes e aqueles que exigiam cadastramento condicional. Embora cientes do valor acadêmico dos sites com revistas científicas, discussões de casos clínicos e coleções de consensos e diretrizes na área de cardiologia, os mesmos não foram objetos de nosso estudo.

Resultados

A pesquisa ocorreu entre os meses de maio e setembro 2003. Do total de 16.420 apresentados pelo Google®, foram visitados 640 endereços eletrônicos cuja descrição se mostrava compatível com os objetivos do trabalho. Após uma primeira avaliação, 65 apresentavam os critérios de seleção e foram submetidos à apreciação do docente. Ao final, foram selecionados 26 endereços eletrônicos, contendo arquivos de texto, imagens, animações, vídeos e sons, os quais foram organizados de forma a compor um roteiro de estudo.

Obtiveram-se cinco sites de anatomia e anatomia patológica, um de biofísica, três de fisiologia, oito de semiologia, sete de diagnóstico por imagem e dois de eletrocardiografia.

O roteiro de sites seguiu uma seqüência de complexidade, contemplando aspectos da anatomia, biofísica, fisiologia, semiologia, diagnóstico por imagem e eletrocardiografia. Para tal, os endereços eletrônicos foram apresentados na forma de um ou mais links que conduzem o leitor diretamente ao conteúdo sugerido, visto que muitos endereços eletrônicos abrangem vários aspectos da cardiologia. Os sites foram também classificados, segundo o nível acadêmico do usuário, a fim de compor uma seqüência alternativa de acesso.

Os resultados são apresentados nas tabelas de I a III. As tabelas I e II descrevem os endereços de acordo com seus conteúdos e a tabela III, a classificação quanto ao nível acadêmico.

 

Discussão

Procurou-se reunir no presente roteiro, um número restrito de páginas, de modo a oferecer material didático objetivo e, ao mesmo tempo, pertinente e abrangente.

Ao acessar os endereços eletrônicos, o interessado usufruirá materiais de complexidades variáveis, desde os mais simples até os mais elaborados, tornando-se útil para a aprendizagem ou para a reciclagem em cardiologia e, paralelamente, atingindo um público alvo mais amplo.

O leitor deve notar que o roteiro enfatiza os aspectos anatômicos do coração, tanto do ponto de vista clínico, como do ponto de vista de diagnóstico por imagem. Essa abordagem deveu-se à suposição de que o tema seria mais atrativo aos usuários pela aplicabilidade na prática clínica.

Houve a iniciativa de oferecer uma classificação dos endereços eletrônicos sob forma de níveis acadêmicos, com estratificação de prioridades, tornando-se mais uma facilidade para o usuário. Entretanto, a divisão não é rígida, considerando que as escolas de medicina seguem grades curriculares distintas. Além disso, os alunos mais graduados, residentes e profissionais atuantes em clínica devem ser estimulados a acessar os endereços eletrônicos classificados em todos os níveis para a reciclagem de seus conhecimentos.

Um mesmo endereço eletrônico pode apresentar várias alternativas de conteúdo, facilitando a navegação do usuário menos experiente. No entanto, a formulação apresentada permite variações de acordo com o interesse do usuário.

Uma possível limitação do roteiro é o pequeno número de páginas com textos em português. Embora existam sites brasileiros de grande qualidade, este tipo de material didático ainda é pouco desenvolvido ou difundido em nosso meio. Assim, até que esta deficiência seja sanada, seria necessário uso de material estrangeiro. Outra limitação deste instrumento é a característica de grande mutabilidade das páginas da Internet ao longo do tempo, dificultando a exata reprodução do roteiro. Além disso, a falta de manutenção dos sites, pode levar ocorrência de links quebrados, impedindo o acesso à página indicada. Portanto, o usuário deve estar atento para modificações em conteúdos dos endereços listados neste guia.

É importante reforçar o fato de que a lista de endereços apresentada é extremamente curta, diante do volume de sites disponíveis na rede. O leitor deve sentir-se encorajado a buscar outros sites após a utilização do presente guia. Finalmente, alertamos que este roteiro não substitui a leitura dos livros clássicos ou periódicos científicos específicos. Ao contrário, a leitura deve ser estimulada, tendo em vista que estes textos fornecem o detalhamento de informações necessário para o aprendizado fundamentado da cardiologia. A grande vantagem da Internet é seu caráter dinâmico, visual e objetivo, o qual pode facilitar a compreensão dos conhecimentos adquiridos pelo estudo tradicional.

Espera-se que, a partir deste modelo, vários outros sejam criados e que as escolas de medicina, hospitais e sociedades científicas estimulem iniciativas neste sentido.

Agradecimentos

A Edmilson Rocha Marques pela análise de métodos.

Recebido para a Publicação em: 21/10/2003

Aceito em: 11/12/2003

  • 1. Borges JM, Lima LA. Ensino de segurança no trabalho via Internet. In: XXVIII Congresso Brasileiro de Ensino de Engenharia, 10, 2000, Ouro Preto. Anais... Paraíba: UFPB. Disponível em: <http://www.google.com.br/search?q=cache:EQjd- P9oa3IJ:www.asee.org/international/INTERTECH2002/512.pdf+&hl=pt -BR&ie=UTF-8>. Acesso em: 15 jun. 2003.
  • 2. Oliveira JPM, Lima JV, Proença ML et al. Projeto Electra sistemas de ensino na Internet.
  • 3. Hahnemann G. Internet complementa ensino tradicional. Clipping, Pernambuco, 05/03/2001. Seção Matéria.
  • 4. Notess, Gr. Review of Google. Search Engine Showdown, Montana, 01/10/2003.
  • 5. Notess, GR. Google Special Report: Databases Components. Search Engine Showdown, Montana, 05/03/2002.
  • 6. Notess, GR. Search Engine Statistics: Relative Size Showdown. Search Engine Showdown, Montana, 31/10/2002.
  • 7
    Por que usar o Google. Google 2002. Disponível em: http://www.google.com/intl/pt-BR/why_use.html>. Acesso em: 06/10/2003.
  • Endereço para correspondência
    Denise Cássia Moreira Zornoff
    Faculdade de Medicina de Botucatu
    Rubião Jr. s/n - Cep 18618970 - Botucatu - SP
    E-mail:
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      11 Nov 2004
    • Data do Fascículo
      Nov 2004

    Histórico

    • Aceito
      11 Dez 2003
    • Recebido
      21 Out 2003
    Sociedade Brasileira de Cardiologia - SBC Avenida Marechal Câmara, 160, sala: 330, Centro, CEP: 20020-907, (21) 3478-2700 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil, Fax: +55 21 3478-2770 - São Paulo - SP - Brazil
    E-mail: revista@cardiol.br