Acessibilidade / Reportar erro

Requerimentos de luz e temperatura para a germinação de sementes de Aechmea nudicaulis (L.) Griesebach e Streptocalyx floribundus (Martius ex Schultes F.) Mez (Bromeliaceae)

Sementes de A. nudicaulis e S. floribundus foram coletadas em uma restinga em Presidente Kennedy (ES). Esta comunidade arenosa caracteriza-se pela presença de moitas de vegetação separadas por areia nua ou com rala cobertura vegetal. Para examinar a capacidade das sementes em germinar nas distintas situações microclimáticas presentes neste ambiente, foram conduzidos, em laboratório, experimentos de germinação sob diferentes condições de temperatura e luminosidade. Sementes de A. nudicaulis não germinaram no escuro, mas sob luz vermelha atingiram alta germinabilidade (≥90%) entre 15 e 40°C. Sementes de S. floribundus germinaram no escuro apenas a 40ºC (22,5%), enquanto na luz, a germinabilidade foi acima de 90% entre 15 e 30ºC. Para ambas as espécies a velocidade de germinação foi máxima a 25ºC. Para as duas bromélias, temperaturas alternantes (20/30ºC) resultaram em alta germinabilidade (≥92,5%) apenas na luz. Sementes mantidas a 20/30°C no escuro foram posteriormente transferidas para luz, resultando numa alta germinabilidade (>89%) para ambas as espécies. Nenhuma semente germinou a 20/50ºC, perdendo a viabilidade após 720h de incubação. As sementes mostraram-se fotoblásticas positivas e não toleraram altas temperaturas. Em condições naturais, a germinação de A. nudicaulis e S. floribundus parece ser dependente da presença de luz e de cobertura vegetal, sendo limitada em condições de soterramento e em sítios que apresentam temperaturas do solo elevadas.

Aechmea nudicaulis; Streptocalyx floribundus; restinga; germinação; temperatura


Sociedade Botânica do Brasil SCLN 307 - Bloco B - Sala 218 - Ed. Constrol Center Asa Norte CEP: 70746-520 Brasília/DF. - Alta Floresta - MT - Brazil
E-mail: acta@botanica.org.br