Acessibilidade / Reportar erro

Anatomia e histoquímica foliar de Macropeplus dentatus (Perkins) I. Santos & Peixoto e Macropeplus ligustrinus (Tul.) Perkins (Monimiaceae)

A família Monimiaceae está representada na região Neotropical por seis gêneros. Macropeplus Perkins é um gênero, exclusivamente brasileiro, constituído por quatro espécies restritas às Florestas Alto-Montanas e que carecem de estudos anatômicos. O presente trabalho visa caracterizar a estrutura anatômica e a histoquímica da folha de Macropeplus ligustrinus (Tul.) Perkins e Macropeplus dentatus (Perkins) I. Santos & Peixoto, a fim de ampliar o conhecimento sobre esses táxons e auxiliar na taxonomia do gênero. Os indivíduos amostrados estão localizados no Parque Nacional da Serra dos Órgãos (RJ) e do Parque Natural do Caraça (MG). Dentre as características observadas comuns às espécies destacam-se: estrutura dorsiventral, folha hipoestomática, estômatos paracíticos, estrato subepidérmico, sistema vascular colateral em forma de arco no pecíolo, padrão de venação do tipo semicraspedobroquidódromo e presença de cristais prismáticos. Alguns metabólitos especiais foram identificados como substâncias fenólicas, lipídios e mucilagem, sendo o último detectado pela primeira vez na família. O contorno do pecíolo, a ocorrência e distribuição das células secretoras e das braquiesclereídes, em associação com os dados morfológicos, são úteis na distinção dessas espécies.

anatomia foliar; histoquímica; Macropeplus; Mata Atlântica; Monimiaceae


Sociedade Botânica do Brasil SCLN 307 - Bloco B - Sala 218 - Ed. Constrol Center Asa Norte CEP: 70746-520 Brasília/DF. - Alta Floresta - MT - Brazil
E-mail: acta@botanica.org.br