Acessibilidade / Reportar erro

Injuries caused by the venomous catfish pintado and cachara (Pseudoplatystoma genus) in fishermen of the Pantanal region in Brazil

RESUMO

INTRODUÇÃO:

a atividade pesqueira no alto Rio Paraguai tem grande impacto financeiro e biológico. Este estudo retrospectivo investigou a ocorrência de acidentes causados por peixes do gênero Pseudoplatystoma (pintados e cacharas) em pescadores do Pantanal do Mato Grosso do Sul.

MÉTODOS:

obtivemos as informações através de um questionário, que mostrou que a pesca é feita por trabalhadores com baixo nível de educação, principalmente adultos ou idosos com baixos ganhos financeiros.

RESULTADOS:

no município de Miranda, 126 dos 315 pescadores foram entrevistados, com 38 relatando acidentes (30.16%). Em Corumbá, 355 de 627 pescadores foram entrevistados, com 111 acidentados. As lesões laceradas foram mais comuns, associadas com edema, eritema, dor irradiada para a raiz do membro, parestesias e necrose local. Mais raramente, reportaram a ocorrência de fenômenos sistêmicos, como febre, arritmias e sudorese fria. Estas manifestações podem estar relacionadas com infecções secundárias. Muitos tratamentos questionáveis e inapropriados são usados, por vezes agravando o quadro.

CONCLUSÕES:

os pescadores profissionais de água doce necessitam de orientação sobre primeiros socorros e medidas de prevenção de acidentes causados por estes peixes.

Palavras-chave:
Pantanal; Pintado; Cachara; Pseudoplatystoma; pescadores profissionais; Saúde Pública

Academia Brasileira de Ciências Rua Anfilófio de Carvalho, 29, 3º andar, 20030-060 Rio de Janeiro RJ Brasil, Tel: +55 21 3907-8100 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: aabc@abc.org.br