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Approaches to the mechanisms of song memorization and singing provide evidence for a procedural memory

Há evidências crescentes de que, durante a aprendizagem do canto, as aves adquirem não somente ''o que cantar'' (o repertório comportamental), mas também ''como cantar'' (o programa do canto), incluindo regras de seqüência do canto. O Rouxinol-comum Luscinia megarhynchos adquire essas informações seriadas dividindo as longas cadeias de cantos ouvidos em segmentos ou pacotes menores através de um processo lembrando o corte (''chunking'') de informação como mecanismo codificador na memória de curto prazo. Aqui relatamos três experimentos de aprendizagem pelo rouxinol para ver se tal ''chunking'' é suscetível de marcação experimental. Os experimentos testaram se (1) a ''articulação temporal'' (intervalos de silêncio entre cantos repartidos em determinadas posições na série aprendida), ou (2) a ''novidade do estímulo'' (grupos de novos tipos de canto acrescidos a uma série básica), ou (3) a ''similaridade de padrão'' na estrutura fonética do canto (aqui o mesmo início dos cantos) induziria os limites dos pacotes (ou seja o ''chunking'') nas posições seqüenciais definidas experimentalmente. Os resultados mostram efeitos de marcação nos experimentos (1) e (2), mas não no (3). A descoberta de que as aves usam variáveis temporais como marcas para o ''chunking'' não exige assumir que a formação dos pacotes seja uma estratégia cognitiva. Isto melhor indica que um mecanismo de memória procedural opera na aquisição do canto das aves.

aprendizagem do canto; memória procedural; seqüenciamento do canto; memória de curto prazo; chunking


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