O artigo discute o papel do Estado na garantia do direito à educação a partir do cotejamento entre as ações governamentais e os resultados do IDEB das escolas públicas do Ensino Fundamental. Após apresentar as bases sobre as quais a análise teoricamente se sustenta, especialmente em Weber e Bourdieu, o trabalho apresenta e discute a (não) priorização ao Ensino Fundamental a partir dos dados do IDEB. As conclusões demonstram que a etapa do Ensino Fundamental (anos iniciais ou finais) que é priorizada pelo poder público tende a apresentar resultados mais homogêneos e ascendentes, significando, com isto, a ampliação do direito à educação. De outro lado, quando o poder público não prioriza dada parte do Ensino Fundamental, a heterogeneidade parece imperar, deixando os alunos que estão submetidos a esta condição mais dependentes de outras variáveis para ter o seu direito à educação garantido.
The article discusses the State role in guaranteeing the right to education based on the conciliation between government actions and IDEB results in public primary schools. After presenting the basis in which the theoretically analysis operates, especially Weber and Bourdieu, the paper presents and discusses the (non) prioritization to primary education from the data of IDEB. The findings show that the basic education (early or final grades) prioritized by the government tends to provide more homogeneous results, meaning with this some expansion of the right to education. On the other hand, when the government does not prioritize certain part of basic education, heterogeneity seems to dominate, leaving the students who are forced into this position more dependent of other variables to have their right to education guaranteed.
El artículo aborda el papel del Estado en el ítem de garantizar el derecho a la educación a partir del cotejo entre las acciones gubernamentales y los resultados del IDEB (Índice de la Educación Básica) de las escuelas públicas de la enseñanza fundamental. Después de presentar las bases teóricas del análisis, especialmente Weber y Bourdieu, el texto presenta y discute la (no) prioridad a la educación primaria a partir de los datos del IDEB. Los resultados muestran que la etapa de educación básica (años iniciales o finales) priorizada por el gobierno tiende a proporcionar resultados más homogéneos y crecientes, lo que significa ensanchamiento del derecho a la educación. Por otra parte, cuando el gobierno no da esa prioridad a cierta parte de la educación básica, la heterogeneidad parece dominar, lo que deja a los estudiantes que están en estas condiciones más dependientes de otras variables para garantizar su derecho a la educación.