Resumo O ensino e a aprendizagem da geometria devem ser significativos para os alunos, não consistindo, apenas, numa reação a estímulos do professor. Por conseguinte, os alunos devem ter oportunidades de experimentação na aprendizagem da matemática, através da exploração e da investigação de formas geométricas. Nesse sentido, uma estratégia de aprendizagem de geometria tridimensional, usando o software dinâmico SketchUp, o LSPE-SUM, foi projetada através de instruções passo a passo para ajudar os alunos a melhorar suas competências visoespaciais e de pensamento geométrico. As competências visoespaciais foram cuidadosamente integradas a cada nível proposto pelo Modelo de van Hiele, relativo ao desenvolvimento do pensamento geométrico, através de atividades especificas de aprendizagem. Esse arranjo foi vital para garantir que os alunos pudessem alcançar maior aperfeiçoamento cognitivo das competências visoespaciais ao comunicar e interagir, demonstrativa e socialmente, de acordo com o modelo hierárquico de pensamento geométrico de van Hiele. O LSPE-SUM capitalizou recursos dinâmicos de SketchUp para facilitar a melhoria das competências e do pensamento geométrico visoespacial durante os processos de aprendizagem. O processo de concepção e desenvolvimento do LSPE-SUM adotou as cinco fases do modelo de aprendizagem ADDIE. O objetivo deste artigo é informar os detalhes das duas etapas finais da implementação e avaliação do LSPE-SUM. Essa estratégia de aprendizagem foi testada em sala de aula duas vezes, em doze alunos diferentes, ao longo de um período de 3 semanas. Além disso, o LSPE-SUM também foi entregue a peritos para obter os seus pontos de vista e avaliação sobre a sua funcionalidade. Foram usadas abordagens quantitativas e qualitativas na recolha de dados e análise das opiniões de peritos e alunos sobre a adequação do LSPE-SUM. A análise das opiniões dos alunos sugere que o LSPE-SUM tem ajudado a aumentar as suas competências relativas ao pensamento geométrico visoespacial; enquanto, todos os peritos argumentam que o LSPE-SUM foi pedagogicamente funcional e cumpriu com os objetivos.
Abstract The teaching and learning of Geometry should be meaningful and not merely reacting to the teacher's stimuli. Hence, students should be given opportunities to experiment when learning mathematics through exploration and investigation of geometric shapes by themselves. For that reason, a Learning Strategy for 3-dimensional Geometry using the SketchUp Make dynamic software, called LSPE-SUM was designed through a step-by-step instruction to help students to improve their visual spatial skills and geometric thinking. Visual spatial skills were carefully integrated onto each van Hiele levels of Geometry thinking through specific arrangement of specially crafted learning activities. Such arrangement was vital to ensure that students could achieve better cognitive enhancement in visual spatial skills by communicating and interacting physically and socially according to the hierarchical van Hiele model of Geometry thinking. LSPE-SUM capitalized the dynamic features of SketchUp Make to facilitate the elevation of visual spatial skills and Geometry thinking during the learning processes. The whole process of designing and developing the LSPE-SUM adopted the five cyclic stages of ADDIE instructional design model. The purpose of this article was to report the details of the final two stages, more specifically, implementation and evaluation of LSPE-SUM. This learning strategy was tried out twice upon twelve different students in a classroom setting over a period of 3 weeks each. Besides that, LSPE-SUM was also given to experts to obtain their views and evaluation on its functionality. Quantitative and qualitative approaches were used to collect data as well as to analyze the experts and students’ views on the suitability of LSPE-SUM. Analysis of students’ views suggested that LSPE-SUM has assisted most of them in elevating both their visual spatial skills and Geometry thinking; while, all experts claimed that LSPE-SUM was pedagogically functional and served its purposes well.