Resultados: 2
#1
au:TRINDADE, RUI EDUARDO
Filtros
Ordenar por
Página
de 1
Próxima
1.
A atividade curricular e pedagógica dos professores como fonte de tensões e dilemas profissionais: contributo para uma interpelação sobre a profissão docente
Facebook Twitter
Facebook Twitter
- Outras redes sociais
- Google+
- StambleUpon
- CiteULike
- Mendeley
- Outras redes
- Métricas
RESUMO As tensões e dilemas dos professores são o objeto de reflexão que está na origem da análise de dezesseis projetos de investigação, produzidos em Portugal, pelos quais se pretendeu fazer relação com a atividade curricular e pedagógica que aqueles protagonizam. Com base no trabalho realizado, concluiu-se que essa atividade nem sempre é objeto de interpelação explícita ou entendida como um fator relevante nos estudos que circunscrevem a atividade docente à discussão sobre o perfil dos professores e a resiliência profissional. Noutro sentido, aquela atividade assume outra importância nos estudos que propõem uma abordagem sistémica da profissão, ainda que neste âmbito a tensão entre a dimensão relacional e a dimensão curricular e pedagógica, entendida como uma tensão estruturante da reflexão sobre a natureza e as finalidades do trabalho docente, seja objeto de leituras que se produzam com base em diferentes pressupostos e com implicações distintas quanto ao modo de conceber esse trabalho.
ABSTRACT Teacher professional dilemmas and tensions are de main topic of the sixteen research projects analysis, produced in Portugal, through which is intended to relate such dilemmas and tensions with teachers curricular and pedagogical activities. From the analysis that had been done is concluded that such activity is not object of explicit interpellation to the projects that circumscribed the discussion about teaching profession to teachers profiles or professional resilience. In a different perspective, that activity takes a further importance in the studies that propose a systemic approach of teacher's profession, even if the tension between relational dimension and curricular and pedagogical dimension, understood as a structural tension on the reflection about teachers work and their goals, can be read from different assumptions and has different implications about how the authors of that projects conceive teachers work.
RESUMEN Las tensiones y dilemas profesionales de los profesores son el objeto de reflexión en el origen de la análisis de dieciséis proyectos de investigación, producidos en Portugal, mediante los cuales se intenta relacionar aquellas tensiones y dilemas con la actividad curricular y pedagógica docente. A partir del trabajo realizado se concluye que la dicha actividad no es objeto de una interpelación explícita en los estudios que circunscriben la actividad docente a la discusión del perfil de los profesores y de su resiliencia profesional. En otra perspectiva, se da importancia a dicha actividad en los estudios proponen un enfoque sistémico de la profesión docente, aunque la existencia de una tensión entre la dimensión relacional y la dimensión curricular y pedagógica, comprendida como una tensión estructurante de la reflexión sobre la naturaleza y fines del trabajo docente, puede ser vista a partir de diferentes lecturas, interpretaciones e implicaciones acerca de la forma de pensar la actividad profesional de los docentes.
https://doi.org/10.1590/s1413-24782017226928
4329 downloads
2.
Effective perinatal intensive care in europe (epice): Descrição do Projeto e primeiros resultados em Portugal
Facebook Twitter
Facebook Twitter
- Outras redes sociais
- Google+
- StambleUpon
- CiteULike
- Mendeley
- Outras redes
- Métricas
Barros, Henrique
; Rodrigues, Carina
; Costa, Raquel
; Baía, Inês
; Rodrigues, Teresa
; Machado, Maria do Céu
; Graça, Luís
; Carrapato, Rui
; Couto, Adelina Sá
; Lopes, Aldina
; Almeida, Alexandra
; Portela, Alexandrina
; Vilas Boas, Alice
; Pereira, Almerinda
; Aroso, Ana
; Berdeja, Ana
; Bettencourt, Ana
; Campos, Ana
; Santos, Ana Castilho
; Machado, Ana Isabel
; Andrade, Ana Maria
; Bento, Ana Melo
; Neto, Ana
; Pita, Ana
; Ferreira, Ana Rute
; Tavares, Angelina
; Costa, Anselmo
; Nazaré, Antónia
; Braga, António
; Fonseca, António
; Lanhoso, António
; Vilarinho, António
; Gomes, Ariana
; Sousa, Beatriz
; Marinho, Carla
; Sá, Carla
; Moniz, Carlos
; Carvalho, Cármen
; Dâmaso, Catarina
; Araújo, Célia
; Dias, Clara Paz
; Araújo, Cláudia
; Casanova, Conceição
; Cunha, Conceição
; Murinello, Conceição Faria
; Telhado, Conceição
; Didelet, Cristina
; Leite, Cristina
; Martins, Cristina
; Trindade, Cristina
; Almeida, Daniela
; Pena, Domingos Jardim da
; Oliveira, Dulce
; Reis, Eduarda
; Fernandes, Eduardo
; Casal, Ester
; Gaspar, Eurico
; Fonseca, Fátima
; Romão, Fátima
; Matos, Fernanda
; Cirurgião, Fernando
; Nunes, Filomena
; Pereira, Gabriela
; Carvalhosa, Glória
; Henriques, Graça
; Rodrigues, Gustavo
; Almeida, Helena
; Oliveira, Helena
; Sousa, Helena
; Guimarães, Hercília
; Quelhas, Ilídio
; Canelas, Isabel
; Silva, Isabel Carolino
; Knoch, Isabel
; Martins, Isabel
; Torres, Jacinto
; Saldanha, Joana
; Sampaio, Joana
; Mendes, João
; Marinho, Joaquim
; Baltazar, Joaquina
; Ribeiro, Jorge
; Silva, Jorge
; Amorim, José
; Furtado, José
; Guimarães, José
; Fonseca, José Luís
; Nogueira, José Miguel
; Oliveira, José
; Pombeiro, José
; Teixeira, José
; Calviño, Juan
; Marques, Judite
; Araújo, Lucília
; Caturra, Luís
; Serra, Mª do Carmo
; Arteaga, Mª Paula
; Cabral, Margarida
; Pontes, Margarida
; Seabra, Margarida
; Pinho, Maria Lurdes
; Carneiro, Mª José
; Furtado, Mário
; Paiva, Mário
; Cabanas, Marisa
; Aguiar, Marta
; Barbosa, Marta
; Serelha, Micaela
; Montenegro, Nuno
; Carmo, Olímpia do
; Vaz, Óscar
; Soares, Osvaldo
; Costa, Paula
; Pinheiro, Paula
; Soares, Paula
; Enes, Pedro
; Rocha, Pedro
; Silva, Pedro
; Tiago, Pedro
; Maciel, Raquel
; Mira, Ricardo
; Rodrigues, Rosa
; Barroso, Rosalina
; Rodrigues, Rosalinda
; Mendonça, Rubina
; Costa, Rui
; Pinto, Rui
; Prado, Sara Noéme
; Sousa, Susana Gama de
; Oliveira, Teresa
; Teles, Teresa
; Tomé, Teresa
; Ventura, Teresa
; Martins, Valdemar
; Neves, Vítor
; Nunes, Zélia
; Zeitlin, Jennifer
.
A melhoria da qualidade dos cuidados pré-natais e dos cuidados intensivos neonatais resultaram, nas últimas décadas, numa continuada diminuição da morbilidade e da mortalidade perinatais e infantis, particularmente de recém-nascidos muito pré-termo. No entanto, há uma grande variabilidade entre unidades de saúde na decisão sobre procedimentos e intervenções, quer a nível nacional quer internacional, que se pode refletir em desigualdades nos resultados em saúde e que importa identificar e compreender. Este artigo tem como objetivos descrever: (1) o projeto europeu “Effective Perinatal Intensive Care in Europe” (EPICE); (2) o estudo piloto desenvolvido na Região Norte de Portugal para testar o protocolo e o instrumento de recolha de dados do estudo de coorte; (3) o recrutamento e amostra final da coorte EPICE-Portugal. O projeto EPICE desenvolve-se em 19 regiões de 11 Estados Membros da União Europeia e tem como objetivo investigar como o conhecimento científico é efetivamente aplicado no acompanhamento de recém-nascidos muito pré-termo, usando metodologias quantitativas e qualitativas. Em Portugal, o estudo integra todas as unidades públicas de obstetrícia e neonatologia da região Norte e de Lisboa e Vale do Tejo (LVT), bem como três unidades privadas de LVT. Os procedimentos do estudo (recrutamento e questionários) foram testados em quatro unidades hospitalares da região Norte de Portugal, através da recolha de informação do processo clínico de 21 nados-vivos, entre maio e dezembro de 2010, sobre a gravidez e os cuidados pré-natais, o parto, os cuidados neonatais e a alta hospitalar, usando um formulário estruturado. O estudo piloto permitiu testar o instrumento de recolha de dados e verificar que, em geral, a informação registada nos processos era suficiente para assegurar a implementação do projeto EPICE em Portugal. O recrutamento da coorte EPICE-Portugal decorreu entre 1 de junho de 2011 e 31 de maio de 2012, tendo sido identificados 724 nados-vivos muito pré-termo, bem como 95 interrupções médicas da gravidez e 155 mortes fetais com idade gestacional entre as 22+0 e as 31+6 semanas de gestação. Dos 724 nados-vivos, 607 tiveram alta hospitalar, tendo sido obtidos 544 (89,6%) consentimentos para as avaliações de seguimento.
In the last decades, the improvement of antenatal and neonatal care led to a continued decrease in perinatal and infant morbidity and mortality, particularly for very preterm infants. However, there is a great variability in medical procedures and interventions across health units, both at national and international levels, which can result in avoidable inequalities in health outcomes. This study intends to describe (1) the European project “Effective Perinatal Intensive Care in Europe” (EPICE), designed to identify and understand such variation; (2) the pilot study conducted in the Northern Region of Portugal to test the protocol and the questionnaire for data collection and (3) the recruitment and final sample of the EPICE-Portugal cohort. The EPICE project includes 19 regions from 11 EU Member states and aims to explore how scientific knowledge is effectively applied to monitor very preterm infants, using both quantitative and qualitative methodologies. In Portugal, this study involves all the public maternity and neonatal intensive care units from Northern and Lisbon and Tagus Valley (LVT) regions, along with 3 private units from LVT. The study procedures (recruitment and questionnaires) were tested in 4 hospitals in the Northern region of Portugal, by collecting information from the clinical records of 21 live births, born between May and December 2010. Data on pregnancy and prenatal care, childbirth, neonatal care and discharge was collected using a structured questionnaire. The pilot study tested data collection instruments and showed that, in general, the information documented in clinical records was enough to answer the questionnaire items, guaranteeing the feasibility of the EPICE project in Portugal. The EPICE-Portugal recruitment occurred between 1st june 2011 and 31st May 2012, identifying 724 very preterm live-births, as well as 95 terminations of pregnancy and 155 fetal deaths, from 22+0 to 31+6 weeks of gestation. The 724 live births resulted in 607 babies discharge alive, and written informed consent for the follow-up evaluations was obtained for 544 (89.6%) infants.
2312 downloads
Exibindo
itens por página
Página
de 1
Próxima
Visualizar estatísticas de
Enviar resultado
Exportar resultados
Sem resultados
Não foram encontrados documentos para sua pesquisa
Glossário e ajuda para busca
Você pode enriquecer sua busca de uma forma muito simples. Use os índices de pesquisa combinados com os conectores (AND ou OR) e especifique cada vez mais sua busca.
Por exemplo, se você deseja buscar artigos sobre
casos de dengue no Brasil em 2015, use:ti:dengue and publication_year:2015 and aff_country:Brasil
Veja abaixo a lista completa de índices de pesquisa que podem ser usados:
Cód. do Índice | Elemento |
---|---|
ti | título do artigo |
au | autor |
kw | palavras-chave do artigo |
subject | assunto (palavras do título, resumo e palavras-chave) |
ab | resumo |
ta | título abreviado da revista (ex. Cad. Saúde Pública) |
journal_title | título completo da revista (ex. Cadernos de Saúde Pública) |
la | código do idioma da publicação (ex. pt - Português, es - Espanhol) |
type | tipo do documento |
pid | identificador da publicação |
publication_year | ano de publicação do artigo |
sponsor | financiador |
aff_country | código do país de afiliação do autor |
aff_institution | instituição de afiliação do autor |
volume | volume do artigo |
issue | número do artigo |
elocation | elocation |
doi | número DOI |
issn | ISSN da revista |
in | código da coleção SciELO (ex. scl - Brasil, col - Colômbia) |
use_license | código da licença de uso do artigo |