Resumo Este trabalho objetiva discutir, a partir das contribuições de Brian Street, a pedagogização da literacy1 que ocorre entre os indígenas Guarani e Kaiowá da cidade de Dourados, no Mato Grosso do Sul. De abordagem etnográfica, com base nos Estudos Culturais, os dados da pesquisa foram coletados utilizando o instrumento da observação, da entrevista com 10 professores e de um conjunto de atividades pedagógicas realizadas com 08 alunos indígenas, com idade entre 12 a 15 anos. Os resultados do estudo apontam que o domínio da leitura e da escrita, além do conhecimento dos códigos ocidentais, tem sido sinônimo de sucesso profissional e acadêmico. Embora os alunos indígenas tenham um conhecimento tradicional, reconhecido a partir das histórias do seu povo, o que tem sido valorizado na escola é o código da escrita, que, ao não ser dominado, gera estigmas e preconceitos.
Abstract This work aims to discuss, from Brian Street’s contributions, the pedagogization of literacy that occurs among the Guarani and Kaiowá indigenous people from the city of Dourados, in Mato Grosso do Sul. With an Ethnographic approach, based on Cultural Studies, the research data was collected using the monitoring tool, interviews with 10 teachers, and a set of pedagogical activities with 08 indigenous students from 12 to 15 years old. The results indicate that the mastery of reading and writing, besides the knowledge of the Western codes, has been synonymous with professional and academic success. Although indigenous students have traditional knowledge, recognized from the stories of their people, what has been valued in school is the written code, the non-mastery of which results in stigma and prejudice.