Resumo Este artigo é fruto de uma pesquisa que se propôs a investigar, descrever e analisar obstáculos e resistências apontados por professores que ensinam Matemática no Ensino Básico, ao utilizarem alguma tendência metodológica diversa do método tradicional. O corpus de análise da pesquisa foi composto por artigos extraídos de periódicos especializados na área de Educação Matemática e também de áreas afins. Ao todo, foram analisados artigos publicados em 49 periódicos, entre os anos de 1996 e 2016. Com esse recorte, sob a ótica da comunidade de pesquisadores, foi possível identificar dezesseis artigos que traziam evidências de obstáculos e resistências enfrentados por professores que ensinam Matemática. Ao analisar o que tais pesquisas relatam, buscou-se uma descrição dos fenômenos de diferentes naturezas que culminam nos obstáculos e, consequentemente, nas resistências. Para tal, os dados observados foram organizados em cinco categorias: o professor e suas relações com o trabalho; o professor e suas relações com a escola; o professor e suas relações com o currículo; o professor e sua relação com o saber; os alunos e suas relações com as tendências metodológicas. O trabalho de análise possibilitou inferir algumas pistas para entender a existência de obstáculos e resistências e, como resultado, apontaram-se estruturas que compreendem o emocional (sentimentos), os saberes (conhecimento) e as circunstâncias (condições) às quais os docentes estão submetidos. Por fim, o trabalho teve por ensejo provocar reflexões acerca dos motivos que levam alguns docentes a não mudarem antigas práticas que tendem a reproduzir o modelo formativo centrado na transmissão de conteúdo.
Abstract This article is the result of a research that aimed to investigate, describe, and analyze obstacles and resistances pointed out by teachers who teach Mathematics in Basic Education when using some methodological tendency different from the traditional method. The research corpus of analysis evidence was composed of articles extracted from specialized periodicals in Mathematics Education and from related areas. In all, articles published in forty-nine journals from 1996 to 2016 were analyzed. With this cut, from the research community perspective, it was possible to identify sixteen articles that brought evidence of obstacles and resistance faced by teachers who teach Mathematics. By analyzing what such research report, we sought a description of phenomena of different natures that culminate in obstacles and, consequently, in resistance. To this end, the observed data were organized into five categories: the teacher and their relationship with work; the teacher and their relationship with the school; the teacher and their relationship with the curriculum; the teacher and their relationship with knowledge; students, and their relationship to methodological trends. The analysis work made it possible to infer some clues to understand the existence of obstacles and resistances and, as a result, structures were pointed out that comprise the emotional (feelings), knowledge (knowledge) and circumstances (conditions) to which the teachers are submitted. Finally, the work aimed to provoke reflections on the reasons that lead some teachers not to change old practices that tend to reproduce the training model centered on the transmission of content.