Resumo O estudo de textos originais, em sala de aula, é uma iniciativa que vem ganhando espaço dentre as publicações sobre a articulação entre História e Ensino de Matemática. Nesse sentido, surgiu a necessidade de discutir o papel que esse material desempenha nesse contexto, salientando quais critérios e definições devem ser considerados para o seu uso, um debate que, ainda, não tinha sido realizado pelos estudiosos brasileiros. Assim, este artigo tem como objetivo principal investigar o uso de textos originais para o ensino de Matemática, através do delineamento das definições que permeiam esse material e dos critérios elencados para essa utilização. Para isso, foi adotada uma metodologia qualitativa de cunho bibliográfico, a fim de selecionar e analisar a literatura sobre o tema, visando listar os critérios para o uso de originais em sala de aula e fornecer um suporte teórico para os educadores matemáticos que realizam pesquisas nesse campo. Dessa forma, foram elencados sete critérios: a escolha do material; a forma de utilização; a intencionalidade; a série ou nível escolar; o tratamento didático; o momento de utilização e a perspectiva historiográfica escolhida. Esses foram os critérios encontrados dentro do período de realização dessa pesquisa, mas existe a possibilidade de novos serem elencados em um outro estudo, com leituras distintas ou mais aprofundadas. Contudo, a partir deles, pôde-se concluir que, antes de utilizar um original, é necessário ponderar sobre as questões de uso desse material e, com os critérios selecionados, será possível embasar essa discussão e outras pesquisas sobre o assunto.
Abstract The study of original texts in the classroom is an initiative that has been acquiring space within the publications on the articulation between history and mathematics teaching. In this sense, there was the need of discussing the role that this material plays in this context, underlining which criteria and definitions should be regarded for its use, a debate that has not been performed by the Brazilian researchers yet. Thus, this article aims to investigate the use of original texts for mathematics teaching, through the stipulation of the definitions that permeate this material and the criteria listed for this use. Thereunto, a qualitative bibliographic methodology was adopted in order to select and analyze the literature on the subject, aiming at listing the criteria for the use of originals in the classroom and providing a theoretical base for the Mathematics educators that perform research in this field. Therefore, seven criteria were listed: material choice; the way of using it; the intentionality; the grade or level of application; the didactic treatment; the moment of using it; and the historiographical perspective chosen. These were the criteria listed in the period of execution of this research, but there is the possibility of listing new ones in another study, with different or further readings. However, with them, it was possible to conclude that, before using an original, it is necessary to consider the issues of using this material and, based on these selected criteria, it will be possible to consolidate this discussion and other researches on the subject.