Fundamentado na Lei nº 5.692, de 11 de agosto de 1971, que fixou as Diretrizes e Bases para o ensino de 1º e 2º graus e no Parecer 853/71, este artigo apresenta uma pesquisa histórico-documental desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Educação, na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Trata-se de uma análise das ideias pedagógicas desenvolvidas ao longo da década de 1960, sob a influência dos educadores da Escola Nova, e sua contribuição para os fundamentos da Reforma Educacional, que incluiu a disciplina no currículo de 1º e 2º graus de nossas escolas. A partir de uma nova perspectiva historiográfica que o distanciamento torna possível, esta pesquisa constatou que a implantação dos Estudos Sociais no ensino de primeiro grau refletiu um desdobramento da legislação do Conselho Federal de Educação, em vigor desde 1966. A composição do Conselho na década de 60, incluindo nomes significativos da Escola Nova no Brasil, veio confirmar que a adoção dos Estudos Sociais como disciplina no currículo baseou-se em uma questão eminentemente pedagógica.
Based on the Law of Guidelines and Bases for Education Nº 5.692, August 11, 1971 and Evaluation 853/1971, this article presents a historical search-documentary developed in the Graduate Education Program at the Federal University of Rio de Janeiro. It analyses the pedagogical ideas developed through the sixties, under the influence of New School educators and their contribution to the fundaments of the Education Reform that included the discipline in the curriculum of our primary and secondary schools. Deriving from a new historiographical perspective made possible by detachment, this survey found that the introduction of Social Studies in elementary school teaching corresponded to a branch of the legislation under the Federal Education Council, in force since 1966. The composition of the Board members in the sixties, including major names of the New School in Brazil, reinforces the idea that Social Studies as part of the curriculum was based on a predominantly pedagogical issue.
Fundamentado en la Ley nº 5.692, de 11 de agosto de 1971, que fijó las Directrices y Bases para la enseñanza de 1º y 2º grados y en el Parecer 853/71, este artículo presenta una investigación histórico-documental desarrollada en el Programa de Pos-graduación en Educación, en la Universidad Federal de Río de Janeiro. Se trata de un análisis de las ideas pedagógicas desarrolladas al largo de la década de 1960, bajo la influencia de los educadores de la Escuela Nueva, y su contribución en los fundamentosde la Reforma Educacional, que incluyó la disciplina en el currículo de 1º y 2º grado de nuestras escuelas. Apartir de una nueva perspectiva historiográfica queeldistanciamientohaceposible, estainvestigaciónconstató quelaimplantación de los Estudios Sociales en la enseñanza de primer grado reflejó un desdobramento de la legislación del Consejo Federal de Educación, en vigor desde 1966. La composición delConsejo en la década de60, incluyendo nombres significativos dela Escuela Nueva en Brasil, vino a confirmar que la adopción de los Estudios Sociales como disciplina en el currículo se basó en una cuestión eminentemente pedagógica.