Resumo Nesta entrevista, a filósofa Marilena de Souza Chaui reconstitui seu percurso de estudante e professora de filosofia, tanto no ensino médio quanto no ensino superior, analisa sua participação na resistência à ditadura civil-militar no interior da universidade e destaca a importância das suas atividades como pesquisadora do Centro de Estudos de Cultura Contemporânea (Cedec) e como secretária da cultura da cidade de São Paulo no governo de Luiza Erundina. A partir disso, propõe uma reflexão sobre as transformações da universidade brasileira nas últimas décadas, uma análise sobre a ideia de cidadania cultural e sobre alguns pontos cruciais para a atividade docente, especialmente no que concerne ao ensino de filosofia. Contrária à concepção de docência fundamentada na transmissão de conhecimentos, CHAUI defende um ensino que percorra o trabalho do pensamento dos filósofos, cientistas e artistas, mas que também se debruce sobre experiências novas. É fundamental, argumenta a autora, que o professor auxilie seus alunos a fazerem a passagem da experiência vivida à experiência compreendida.
Abstract In this interview, philosopher Marilena de Souza Chaui reconstitutes her trajectory as a philosophy student and professor, in both secondary and higher education, analyzes her participation in the resistance to the civilian-military dictatorship within the university, and highlights the importance of her activities as a researcher at Centro de Estudos de Cultura Contemporânea (Cedec – Contemporary Culture Study Center) and as Sao Paulo city culture secretary during the government of Luiza Erundina. From this, she proposes a reflection on the transformations of the Brazilian university in recent decades, on the idea of cultural citizenship, and on some crucial points for teaching, especially for philosophy teaching. Contrary to the concept of teaching based on the transmission of knowledge, CHAUI defends an education which not only covers the thinking of philosophers, scientists and artists, but also examines new experiences. She argues that it is crucial that teachers assist students with making the transition from the experience lived to the experience understood.