Este artigo trata da inclusão social de crianças e adolescentes, tendo a educação como principal agente de mudança, visando a atingir nível de desenvolvimento humano desejável. Para conhecer a situação atual, foi feita breve análise da legislação referente à criança e ao adolescente no Brasil, assim como dos indicadores de saúde e educação baseados em dados do Ministério da Educação, da Saúde, da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e da realidade da relação educação e trabalho. É apresentada proposta de criação de Polos, focando principalmente escolas, postos de saúde e de assistência social já existentes, que seriam definidos num processo democrático sociopolítico, envolvendo Governo e Sociedade. Os protagonistas das ações seriam profissionais de reconhecida competência para desenvolver a proposta, incluindo as funções de monitoramento, acompanhamento e avaliação necessários para maior eficiência e eficácia de suas ações e a quem seriam concedidas condições de trabalho físicas e financeiras compatíveis com sua função, assim como possibilidade de ascensão profissional.
This article deals with the proposal for social inclusion of children and teenagers, having education as the main changing agent, aiming to give them a desirable level of human development. In order to understand the current situation, we present an abbreviated analysis of the legislation related to Brazilian children and teenagers, as well as indicators of health and education, based on data from the Ministry of Health, Education, PNAD, IBGE, and the reality of the relationship education and work. We propose the creation of Poles, focusing mostly schools, health posts and social assistance posts already existent, that should be defined in a democratic socio-political process, involving Government and Society. The protagonists of the actions should be professionals of well-known competence to develop the proposal, including the functions of monitoring, following-up and evaluating needed for the best efficiency and effectiveness of their actions and to whom physical and financial working conditions, compatible with their functions, should be granted as well as the possibility of professional promotion.
Este artículo trata sobre la inclusión social de niños y adolescentes, y tiene a la educación como principal agente de cambio, y por objeto alcanzar nivel de desarrollo humano deseable. Para conocer la situación actual se hizo un breve análisis de la legislación referente al niño y al adolescente en Brasil, y de los indicadores de salud y educación basados en datos del Ministerio de Educación, de Salud, del Pesquisa Nacional por Muestras de Domicilio (PNAD), del Instituto Brasileño de Geografía y Estadística (IBGE) y de la realidad de la relación educación y trabajo. Se presenta la propuesta de creación de Polos, focalizando principalmente escuelas, puestos de salud y de asistencia social ya existentes, que serían definidos en un proceso democrático sociopolítico, involucrando Gobierno y Sociedad. Los protagonistas de las acciones serían profesionales de reconocida competencia para desarrollar la propuesta, incluyendo las funciones de monitoreamiento, acompañamiento y evaluación necesarios para una mayor eficiencia y eficacia de sus acciones y a quien serían concedidas condiciones laborales físicas y financieras compatibles con su función, así como posibilidad de ascenso profesional.