RESUMO O texto busca provocar uma reflexão sobre os currículos dos cursos superiores de Música brasileiros, destacando a possibilidade de naturalização de suas estruturas engendrada por disposições de habitus incorporadas ao longo da história. Propõe a colonialidade como doxa do ensino de música, que, por meio de disposições conservatoriais incorporadas na forma de habitus, se torna nomos nos documentos curriculares. Dessa maneira, em diálogo com as propostas de um giro decolonial e de um projeto transmoderno, busca-se, em primeiro lugar, desnaturalizar essa doxa, esse habitus, para então prosseguir com a redistribuição dos conhecimentos legitimados e o reconhecimento de conhecimentos outros comumente silenciados. Para isso, insiste-se que não é necessário apagar o conservatório nem silenciar a música erudita, mas é essencial abrir espaço não somente para outras práticas sonoras, como também para outras formas de pensá-las e organizá-las.
ABSTRACT The text aims at inspiring a reflection on the curricula of Brazilian higher education Music programs, highlighting the possibility of naturalization of their structure engendered by habitus dispositions incorporated throughout history. It proposes coloniality as a doxa of music teaching that, based on conservatory dispositions incorporated in the form of habitus, becomes nomos in curriculum documents. Thus, in dialogue with proposals of a decolonial turn and a transmodern project, the study seeks first to denaturalize this doxa, this habitus, and then proceed to redistribute legitimate knowledge and recognize other commonly silenced knowledge. To this end, we do not need to forget the conservatory and silence classical music; however, we must open spaces not only to other sound practices but also to other ways of thinking and organizing them.
RESUMEN El texto busca provocar una reflexión sobre los planes de estudio de los cursos de educación superior brasileños, destacando la posibilidad de una naturalización de sus estructuras engendradas por disposiciones de habitus incorporadas a lo largo de la historia. Propone la colonialidad como una doxa de la enseñanza de la música que, a partir de disposiciones conservatoriales incorporadas en forma de habitus, se convierte en nomos en los documentos curriculares. Así, en diálogo con las propuestas de un giro decolonial y un proyecto trans-moderno, busca primero desnaturalizar esta doxa, este habitus, y luego proceder a la redistribución del conocimiento legítimo y el reconocimiento de otro conocimiento comúnmente silenciado. Con este fin, se insiste en que no es necesario borrar el conservatorio y silenciar la música clásica; pero es esencial dejar espacio no solo para otras prácticas sonoras sino también para otras formas de pensarlas y organizarlas.