RESUMO O artigo apresenta um estudo exploratório sobre os resultados do teste de avaliação do Sistema de Medición de la Calidad de la Educación (Sistema de Mensuração da Qualidade da Educação), em compreensão de leitura, durante os anos de 2011 a 2015, em La Araucanía, Chile. Metodologicamente, são descritos os resultados obtidos por uma amostra de 22 escolas localizadas em comunidades Mapuches. Os resultados mostram que as escolas municipais rurais obtêm melhores resultados em comparação às escolas privadas subsidiadas, com uma diferença de 8 a 10 pontos. Isso é relevante, pois nas comunidades Mapuches há uma supremacia de escolas privadas subsidiadas, que sistematicamente obtêm pontuações baixas, o que continuaria perpetuando as desigualdades sociais e educacionais no território entre Mapuches e não Mapuches.
ABSTRACT The article presents an exploratory study on results in the evaluation tests of the Sistema de Medición de la Calidad de la Educación (Education Quality Measurement System), in reading comprehension, from 2011 to 2015, in La Araucanía, Chile. Methodologically, the results obtained by a sample of 22 schools located in Mapuche communities are described. The results show that rural municipal schools obtain better results compared to subsidized private schools with a difference of 8 to 10 points. This is relevant, because in Mapuche communities there is a supremacy of subsidized private schools, which systematically obtain low scores, which would continue perpetuating social and educational inequalities in the territory between Mapuche and non-Mapuche.
RESUMEN El artículo presenta un estudio exploratorio sobre resultados en la prueba de evaluación del Sistema de Medición de la Calidad de la Educación en comprensión lectora, durante los años 2011 al 2015, en La Araucanía, Chile. Metodológicamente, se describen los resultados obtenidos por una muestra de 22 escuelas emplazadas en comunidades Mapuches. Los resultados dan cuenta que las escuelas municipales rurales, obtienen mejores resultados respecto a las escuelas particulares subvencionadas con una diferencia de 8 a 10 puntos. Esto es relevante, porque en comunidades Mapuches existe una supremacía de escuelas particulares subvencionadas, que sistemáticamente obtienen bajos puntajes, lo que continuaría perpetuando las desigualdades sociales y educativas en el territorio entre Mapuches y no Mapuches.