RESUMO Neste artigo procuramos perceber como os docentes do ensino básico (5º ao 9º ano) do Município de Viseu (Portugal) conduziram seu treinamento em tecnologias da informação e comunicação. Este artigo é parte de um estudo maior realizado em 2012 e 2013. Para termos uma ideia clara sobre habilidades em tecnologias da informação e comunicação, foram aplicados um questionário, realizadas entrevistas e conduzidos grupos individuais e de foco usando um conjunto de docentes selecionados. Para uma análise longitudinal da evolução dessas competências ao longo do tempo, fizemos a comparação dos resultados desse estudo com estudos elaborados anteriormente, particularmente com o realizado por Jacinta Paiva, em 2002, e observamos quão evoluídos são os indicadores. Concluímos que a formação em tecnologias da informação e comunicação, como regra geral, não aparece na formação inicial dos docentes e é frequentemente realizada à custa de auto-treinamento, com apoio de amigos e colegas e ainda no âmbito dos centros de formação. Por outro lado, constata-se que houve uma melhoria significativa quanto ao número de docentes submetidos a treinamento em tecnologias da informação e comunicação.
ABSTRACT The main objective of this article is to understand how basic school teachers (5th to 9th grades) of the Municipality of Viseu (Portugal) carried out their training on information and communication technologies. This article is part of a larger study conducted in 2012 and 2013. To have a clear picture about the skills in information and communication technologies, we applied a questionnaire and interviews and conducted individual and focused groups using a set of selected teachers. For a longitudinal analysis of the development of these skills over time, we compared the results of this study with previous analyses, particularly with that of Jacinta Paiva, in 2002, and noticed how evolved the indicators are. We concluded that training in information and communication technologies, as a rule, does not appear in initial teacher training and is much carried out by self-training, supported by friends and colleagues and in the framework of training departments. Moreover, it was found that there was significant improvement in the number of teachers who have undergone information and communication technologies training.
RESUMEN El objetivo de este artículo es entender cómo los maestros de escuelas básicas (quinto a nono grados) del Municipio de Viseu (Portugal) realizaron su capacitación en tecnologías de información y comunicación. Este artículo es parte de un estudio más amplio llevado a cabo en 2012 y 2013. Para tener una idea clara sobre las habilidades en tecnologías de información y comunicación, se aplicó un cuestionario y entrevistas y fueran conducidos grupos individuales y enfocados mediante un conjunto de profesores seleccionados. Para un análisis longitudinal del desarrollo de estas habilidades a través del tiempo, se compararon los resultados de este estudio con análisis previos, en especial con el de Jacinta Paiva, en 2002, observando cómo se evolucionaron los indicadores. Llegamos a la conclusión de que la formación en tecnologías de información y comunicación, por regla general, no aparece en la formación inicial del profesorado y frecuentemente se lleva a cabo mediante la autoformación, con el apoyo de amigos y en el marco de los departamentos de formación. Además, se encontró que hubo una mejora significativa en el número de profesores que recibieron capacitación en tecnologías de la información y la comunicación.