Resumo O objetivo do artigo é analisar uma política educacional a partir da produção de seus textos de referência. Utiliza-se para esse fim a elaboração teórica de S. Ball em torno da Abordagem do Ciclo de Políticas. Toma-se uma política educacional recente, o Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI), haja vista o conjunto de documentos produzidos em curto espaço de tempo, bem como as intenções do Programa de induzir a mudanças na organização curricular das escolas de Ensino Médio. A análise sinaliza para a hipótese de que as alterações nos documentos são, ao menos em parte, resultantes de um processo de acomodação entre o que é prescrito pelo órgão de governo e as condições de realização do Programa, bem como pela amplitude do universo de interlocutores envolvidos.
Abstract This article provides an analysis of an educational policy based on the production of its referential texts. For this aim, the theoretical reflections of S. Ball on the Policy Cycle Approach are used. A recent educational policy, the Programa Ensino Médio Inovador (Innovative Middle School Program) - ProEMI, is studied in face of the documents produced in a short period of time as well as the intentions of the Program of bringing about changes in the High Secondary School curricular organization. The analysis points to a hypothesis that the alterations in the documents result, at least in part, from a process of accommodation between what is prescribed by the government agency and the conditions for the implementation of the Program as well as the breadth of the universe of interlocutors involved.
Resumen El objetivo de este artículo es analizar una política educativa desde la perspectiva de la producción de sus textos de referencia. A dichos efectos, se utilizará la elaboración teórica de S. Ball sobre el Abordaje del Ciclo de Políticas. Se toma una política educativa reciente, el Programa Ensino Médio Inovador (Programa Enseñanza Media Innovadora) - ProEMI, en virtud del conjunto de documentos producidos en un corto lapso de tiempo, así como del propósito del Programa de fomentar cambios en la organización curricular de los institutos de Escuela Secundaria Superior. El análisis apunta a la hipótesis de que las modificaciones en los documentos resultan, al menos en parte, de un proceso de ajuste entre lo que el órgano de gobierno prescribe y las condiciones de realización del Programa, y también de la amplitud del universo de interlocutores involucrados.