Resumo: No contexto da educação a distância, o material didático impresso (MDI) constitui uma das principais mídias utilizadas no processo de ensino e aprendizagem no Brasil. Contudo, também figura como um dos mecanismos didáticos com piores índices nas avaliações discentes. A partir dessas questões, analisa-se o desenvolvimento do MDI, com base no estudo do corpus, investigando as nuances do design educacional e seus componentes: objetivos de aprendizagem, seções temáticas, atividades, linguagem e imagens. Ratificando a análise, obtêm-se as impressões dos alunos usuários do material acerca desses elementos, a partir de questionário estruturado. Os trabalhos de Barreto et al. (2007), Barreto (2012), Filatro (2009), Filatro e Cairo (2015) e Preti (2010) são utilizados como subsídios teóricos relacionados ao design educacional. Embora demande adequações aos estudos recentes, o corpus selecionado se mostrou satisfatório quanto à experiência de aprendizagem.
Abstract: In Brazilian distance education, printed teaching materials are one of the primary media used in the teaching-learning process. However, they are also one of the worst-rated pedagogical mechanisms in students’ evaluations. Hence, the development of these materials is analyzed, based in the study of a corpus, through the nuances of the instructional design and its components: learning objectives, thematic sections, activities, language and images. To confirm the analysis, a structured questionnaire was used to gather students’ impressions on the material, in view of the aforementioned components. As theoretical basis on instructional design, it was employed the views of Barreto et al. (2007), Barreto (2012), Filatro (2009), Filatro and Cairo (2015) and Preti (2010). In conclusion, although the analyzed material requires adjustments to match the most recent studies, the selected corpus proved satisfactory with respect to the learning experience.