O artigo aborda as respostas educativas perante as mudanças climáticas globais. Analisam-se as políticas nacionais e apresentam-se, como exemplo, resultados de pesquisa transnacional sobre mudanças climáticas e práticas educativas, da qual a Universidade de São Paulo foi parceira. O texto enfatiza que, do ponto de vista da relação entre o processo ensino-aprendizado, se observa uma enorme lacuna em termos de pesquisa, intervenção e debates em torno dos temas mais candentes. Entende-se que o maior desafio é promover um ensino baseado no aprofundamento científico sobre o tema, como, por exemplo, através da confecção de materiais didáticos interdisciplinares com conhecimentos acumulados sobre clima e mudanças globais. No Brasil, a pesquisa científica ligada às mudanças climáticas está adquirindo gradualmente uma posição estratégica nos programas de ciência e tecnologia, revelando uma combinação original entre educação e conhecimento científico. A questão mais desafiadora é criar condições para que as iniciativas educacionais sejam estratégicas para realizar as mudanças necessárias para motivar os cidadãos a agir em direção às metas de sustentabilidade, dada a existência de barreiras estruturais e institucionais relativas à mudança rumo a uma sociedade mais sustentável.
The text presents the response from education facing global climate changes. It analyses the national policies and introduces as an example, the outcomes of transnational collaborative research on climate change and educational practices, in which the School of Education of the University of São Paulo was partner. The text shows that from an approach on the relation between teaching and learning, a large gap can be observed as to research, intervention and debates on the most glowing issues. It is considered that the main challenge is to promote learning based on more analysis on the issue, as for example, through the development of educational content with interdisciplinary knowledge accumulated on climate and global changes. In Brazil, scientific research linked to Climate Changes has been obtaining a gradual strategic role in science and technology programs, thus introducing an original combination between education and scientific knowledge. This most challenging issue is to create the necessary changes to motivate citizens to participate in initiatives that promote sustainability, given the structural and institutional barriers related to enable changes towards a more sustainable society.
El texto aborda las respuestas educativas frente a los cambios climáticos globales. Analiza las políticas nacionales y se presentan como ejemplo los resultados de investigación transnacional sobre cambios climáticos y prácticas educativas de la cual la Facultad de Educación da la Universidad de São Paulo fue socia. El texto muestra que desde el abordaje sobre la relación enseñanza-aprendizaje se observa un gran desfasaje en investigación, intervención y debates sobre los temas más importantes. Se considera que el principal desafío es de promover una en señanza apoyada en un mayor examen científico sobre el tema, como por ejemplo, a través de la elaboración de materiales didácticos con conocimientos interdisciplinares acumulados sobre el clima y los cambios globales. En el Brasil, la investigación científica vinculada a los cambios climáticos viene adquiriendo gradualmente una posición estratégica en los programas de ciencia y tecnología, presentando una combinación original entre educación y conocimiento científico. La cuestión que desafía más es la de crear los cambios necesarios para motivar a los ciudadanos a actuar en aras de metas de sostenibilidad, dada la existencia de barreras estructurales e institucionales relacionadas a los cambios rumbo a una sociedad más sostenible.