RESUMO: O objetivo da presente pesquisa1 consiste em investigar o papel da Tecnologia Social (TS) na apreensão e superação de algumas contradições sociais que constituem um Tema Gerador. Para isso, foi elaborada e implementada uma atividade didático-pedagógica, baseada na TS, em uma comunidade escolar, localizada em Ilhéus-BA, durante um processo formativo de professores da Educação Infantil, com foco na Educação em Ciências. Metodologicamente, a pesquisa compreendeu duas etapas: i) seleção, planejamento e elaboração da atividade baseada na TS; ii) implementação da atividade com as crianças. Dentre os resultados, constatou-se que o processo de Investigação Temática, na obtenção de Temas Geradores, articulado aos fundamentos da TS, como a autonomia e tomada de decisões, potencializou as ações colaborativas durante o curso de formação de professores, na elaboração das atividades no âmbito da Educação em Ciências. Além disso, foi identificada a autonomia das crianças no enfrentamento das contradições sociais locais, mediante a efetivação das atividades relacionadas aos problemas concretos locais.
ABSTRACT: The aim of this research is to investigate the role of Social Technology (TS) in apprehending and overcoming some social contradictions that constitute a Generating Theme. To this end, a didactic-pedagogical activity was developed and implemented, based on the TS, in a school community located in Ilhéus-BA, during a formative process of Early Childhood Education teachers, focusing on Science Education. Methodologically, the research comprised two stages: i) selection, planning and elaboration of the activity based on the TS; ii) implementation of the activity with the children. Among the results, it was found that the Thematic Research process, in obtaining Generating Themes, articulated to the fundamentals of the TS, such as autonomy and decision-making, enhanced the collaborative actions during the teacher training course, in the elaboration of activities in the scope of Science Education. In addition, children’s autonomy in dealing with local social contradictions was identified through the realization of activities related to specific local problems.
RESUMEN: El objetivo de esta investigación es examinar el papel de la Tecnología Social (TS) en la aprehensión y superación de algunas contradicciones sociales que constituyen un Tema Generador. Para ello, se desarrolló e implementó una actividad didáctico-pedagógica, basada en la TS, en una comunidad escolar, ubicada en Ilhéus-BA, durante un proceso formativo de docentes de Educación Infantil, con enfoque en la Educación en Ciencias. Metodológicamente, la investigación comprendió dos etapas: i) selección, planificación y elaboración de la actividad con base en la TS; ii) implementación de la actividad con los niños. Entre los resultados, se encontró que el proceso de Investigación Temática, en la obtención de Temas Generadores, articulado a los fundamentos de la TS, como la autonomía y la toma de decisiones, potenció las acciones colaborativas durante el curso de formación docente, en la elaboración de actividades en el ámbito de la Educación en Ciencias. Además, se identificó la autonomía de los niños para enfrentar las contradicciones sociales locales, a través de la realización de actividades relacionadas con problemas locales específicos.