RESUMO Este artigo investiga se o uso de podcast no Brasil segue a concepção cooperativa de Célestin Freinet (1998), para quem a cooperação é uma ação educativa conjunta, motivada pelo interesse espontâneo e envolta em uma atmosfera livre. Confirmada a hipótese examinada, o referencial freinetiano servirá como alicerce para a elaboração de referenciais educativos para o desenvolvimento de podcasts cooperativos escolares a partir da apropriação, contextualizada à educação formal, das relações produtivas vistas na podosfera brasileira, examinadas por meio de uma observação participante on-line. Esse procedimento será precedido da apresentação da tecnologia tratada, bem como da elucidação dos parâmetros teórico-metodológicos desta pesquisa. Como resultado desses procedimentos, foi elaborado um conjunto de referenciais para projetos que busquem trabalhar a cooperação freinetiana por meio do podcast na educação formal.
ABSTRACT This paper investigates the use of Brazilian podcasts and follows the cooperative design of Célestin Freinet (1998), for whom cooperation is a joint educational activity motivated by spontaneous interest and engulfed in a free atmosphere. Confirming the hypothesis examined, the Freinet's perspective will serve as a base for development of educational frameworks for the development of cooperative educational podcasts from the appropriation, contextualized to formal education, of the productivity seen in Brazilian podosphere relations, examined from on-line participant observation. This procedure will be preceded by the presentation of the technology in question as well as the elucidation of the theoretical and methodological parameters of this research. As a result of these procedures, a set of references for projects that seek to work Freinet's cooperation through the podcast in formal education was prepared.
RESUMEN En este trabajo se investiga el uso del podcast en Brasil siguiendo el diseño participativo de Célestin Freinet (1998), para quien la participación es una acción educativa conjunta motivada por el interés espontáneo y envuelto en una atmósfera de libertad. Confirmada la hipótesis examinada, el marco freinetiano servirá de base para el desarrollo de marcos educativos para el desarrollo de podcastsescolares participativos a partir de la propiedad, contextualizados para la educación formal, las relaciones productivas vistas en las relaciones con el universo de podcasts brasileños, examinados por los participantes desde una perspectiva on-line. Este procedimiento será precedido por la presentación de la tecnología a tratar, así como el esclarecimiento de los parámetros teóricos y metodológicos para esta investigación. Como resultado de estos procedimientos, fue elaborado un conjunto de referencias para proyectos que buscan trabajar con una participación freinetiana través del podcast en la educación formal.