Resumo O texto compara diferentes publicações de um material didático, de José Estácio Corrêa de Sá e Benevides, professor de História da Escola Normal de São Paulo, que lecionou entre os anos de 1880 e 1914. A primeira publicação foi em 1902, em uma revista para professores; a segunda, em 1903, no formato de livro didático pela editora Typografia Andrade & Mello; a terceira, sem identificação de data, pela editora N. Falcone & Comp.; e a quarta, em 1912, publicada pela Editora Francisco Alves. São analisadas as estruturas dos textos, alguns conteúdos, a concepção de história e alguns diálogos entre o autor e sua bibliografia. Em um contexto de predominância da história universal, com conteúdos da história sagrada, o autor organizou material com foco na história da civilização, afirmando ser uma versão mais moderna para a história. Mas sua obra expressava conflitos de um momento de transição, com novas tendências para o ensino e crenças religiosas da sociedade brasileira.
Abstract The text compares different publications of didactic material of José Corrêa Estacio de Sá e Benevides, a history professor of the Normal School of São Paulo, who taught between 1880 and 1914. The first publication was in 1902, in a magazine for teachers; the second in 1903 in textbook format by the publisher Typografia Andrade & Mello; the third, undated identification, a new book by the publisher N. Falcone & Comp.; and the fourth, in 1912, published by Editora Francisco Alves. The structures of the texts, some content, the conception of history and some dialogue between the author and his bibliography are analyzed. In a context of dominance of world history, with sacred history content, the author organized materials focusing on the history of civilization, claiming to be a more modern version of the history. But his work conflicts expressed a moment of transition, with new trends in teaching and religious beliefs of Brazilian society.