The aim of this study is to understand whether there is a relationship between nomophobia and self-efficacy beliefs in university students. The mixed method was used and the study was divided into two stages. In the first stage, through an online form, two instruments were applied (Self-efficacy Scale in Higher Education and Nomophobia Questionnaire). In the second stage, semi-structured interviews were carried out. In general, the data indicate that the higher the perception of academic self-efficacy beliefs by college students, the higher the level of nomophobia. This relationship can be explained by the fact that students feel more capable of carrying out their academic tasks when they use digital technologies as a support, however, excessive use brings with it damage to learning. We conclude that, based on the results and reflections presented, other understandings are possible about the perception that students have about their ability to perform academic tasks using digital technologies. We understand that the high perception of self-efficacy beliefs cannot be considered a cause of nomophobia. However, we think that this result can contribute to raising awareness about the damage caused by the excessive use of digital technologies in the learning process.
El objetivo de este estudio es comprender si existe una relación entre la nomofobia y las creencias de autoeficacia en estudiantes universitarios. Se utilizó el método mixto y el estudio se dividió en dos etapas. En la primera etapa, a través de un formulario en línea, se aplicaron dos instrumentos (Escala de Autoeficacia en la Educación Superior y Cuestionario de Nomofobia). En la segunda etapa se realizaron entrevistas semiestructuradas. En general, los datos indican que cuanto mayor es la percepción de creencias de autoeficacia académica por parte de los estudiantes universitarios, mayor es el nivel de nomofobia. Esta relación se puede explicar por el hecho de que los estudiantes se sienten más capaces de realizar sus tareas académicas cuando utilizan como apoyo las tecnologías digitales, sin embargo, el uso excesivo trae consigo perjuicios para el aprendizaje. Concluimos que, a partir de los resultados y reflexiones presentados, son posibles otras comprensiones sobre la percepción que tienen los estudiantes sobre su capacidad para realizar tareas académicas utilizando tecnologías digitales. Entendemos que la alta percepción de creencias de autoeficacia no puede ser considerada una causa de nomofobia. Sin embargo, pensamos que este resultado puede contribuir a generar conciencia sobre el daño que ocasiona el uso excesivo de las tecnologías digitales en el proceso de aprendizaje.
O objetivo deste estudo é compreender se há relação da nomofobia com as crenças de autoeficácia em estudantes universitários. Foi utilizado o método misto e o estudo foi dividido em duas etapas. Na primeira etapa, por meio de um formulário on-line, foram aplicados dois instrumentos (Escala de Autoeficácia na Formação Superior e Questionário de Nomofobia). Na segunda etapa, foram realizadas entrevistas semiestruturadas. De maneira geral, os dados apontam que quanto maior a percepção de crenças de autoeficácia acadêmicas dos estudantes universitários, maior o nível de nomofobia. Essa relação pode ser explicada com o fato de os alunos se sentirem mais capazes de realizar as suas tarefas acadêmicas quando utilizam as tecnologias digitais como suporte, no entanto, o uso excessivo traz consigo prejuízos à aprendizagem. Concluímos que, a partir dos resultados e reflexões apresentadas, sejam possíveis outros entendimentos sobre a percepção que os estudantes têm sobre a sua capacidade de executar as tarefas acadêmicas fazendo uso das tecnologias digitais. Compreendemos que a alta percepção de crenças de autoeficácia não podem ser consideradas uma causa de nomofobia. Contudo, pensamos que este resultado pode contribuir para que sejam feitas conscientização sobre os prejuízos do uso excessivo das tecnologias digitais no processo de aprendizagem.