O artigo discute os tipos de mediação on-line desenvolvidos em fóruns do curso "Práticas de Leitura e Escrita na Contemporaneidade" por assessores técnico-pedagógicos (ATP) e outros profissionais com formações distintas e de diferentes áreas e níveis de atuação da rede pública estadual de São Paulo. Partindo do pressuposto de que a formação universitária dos participantes levaria a uma performance otimizada por parte daqueles que tiveram uma formação básica em língua portuguesa, questiona-se se os professores com formação nessa área dominariam mais os conteúdos e, portanto, fariam uma mediação nos fóruns de qualidade mais desejável do que os professores de outras formações. A análise das respostas, com base em elementos desejáveis e não desejáveis, ao não confirmar essa hipótese, retoma, em outro patamar, os conceitos de mediação on-line e letramentos múltiplos.
This paper discusses the different kinds of online mediation developed in the "Course of Practices of Reading and Writing in the Contemporaneity" forums by technical-pedagogical assessors (TPA) and other professionals with diverse disciplinary backgrounds, from different areas and levels of interventions in the public schools of São Paulo. Based on the assumption that the university training of the participants would lead to an optimized performance as opposed to those that had a basic training in the portuguese language, the article asks whether the teachers with training in this area would master the contents better and, therefore, have a more qualified intervention in the forums than the teachers with other backgrounds. The analysis of the answers from expected and unwanted elements, not confirming this hypothesis, recovers in another level, the concepts of online mediation and multiple literacies.
Este artículo debate los tipos de mediación online desarrollados en fórums del curso "Prácticas de Lectura y Escritura en la Contemporaneidad" por colaboradores técnico-pedagógicos (ATP) y otros profesionales con formaciones distintas y de diferentes sectores y niveles de actuación en la red pública del estado de São Paulo. Partiendo de la suposición de que la instrucción universitaria de los participantes llevaría a una performance optimizada por parte de aquellos que tuvieron una formación básica en lengua portuguesa, se cuestiona si los mismos dominarían mejor los contenidos y, por lo tanto, podrían mediar con más calidad en los fórums, en relación a los profesores con otras formaciones. El análisis de las respuestas a partir de elementos deseables y no deseables, al no confirmar esta hipótesis, retoma, en otro nivel, los conceptos de mediación online y de literacidades múltiples.