Resumo Na última década o Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Formação de Professores que Ensinam Matemática – GEPEFOPEM (Brasil) investigou grupos de formação de professores que se constituíram como Comunidades de Prática – CoPs. Este artigo tem como objetivos discutir o que se tornou ponto de enfoque na prática de uma dessas CoPs no trabalho com o Raciocínio Proporcional e elementos da prática de quatro CoPs que promoveram o desenvolvimento da identidade profissional de seus membros. Para obtenção das informações analisamos os processos de negociação de significados, os conhecimentos mobilizados, e a dinâmica das CoPs a partir das interações nos diferentes grupos e da produção escrita de seus membros. A análise evidenciou que o autoconhecimento, as crenças e concepções, os conhecimento profissionais, a vulnerabilidade e o sentido de agência se tornaram pontos de enfoque da CoP no estudo do raciocínio proporcional, bem com os elementos da prática das quatro CoPs que promoveram o desenvolvimento da identidade profissional, nomeadamente: os repertórios compartilhados, relatos e discussões de suas práticas pedagógicas, existência de um plano de trabalho aberto e flexível, oportunidade de discutir suas produções escritas, experiências de vulnerabilidade, busca de equilíbrio do sentido de agência, conexões entre as observações e interpretações empíricas e um referencial teórico mais amplo, relatos e discussões de encontros anteriores. Fatores como respeito, confiança, desafio, solidariedade, negociação dos empreendimentos, dinâmicas e ações, valorização das singularidades e das práticas profissionais dos professores se mostram férteis e fundamentais à constituição da identidade profissional desses professores e ao cultivo e manutenção desses grupos.
Abstract In the last decade, the Study and Research Group on the Education of Teachers who teach Math – GEPEFOPEM (Brazil) investigated teacher education groups constituted as Communities of Practice – CoPs. The objective of this paper is to discuss the focus of one of these CoPs when working with Proportional Reasoning and the practice elements of four CoPs, which promoted the development of their members’ professional identity. The data was collected through an analysis of meaning negotiation processes, mobilized knowledge and the CoPs dynamics based on different groups interactions and written production of their members. The analysis showed that self-knowledge, beliefs and concepts, professional knowledge, vulnerability, and the sense of agency became the focal points of the CoPs during the study of proportional reasoning as well as the practice elements of the four CoPs that promoted the professional identity development of, namely: shared repertoires, reports and discussions on their pedagogical practices, the existence of an open and flexible work plan, the opportunity to discuss their written productions, vulnerability experiences, the search for a sense of agency balance, connections among observations and empirical interpretations and a broader theoretical background, reports and discussions on previous meetings. Factors such as respect, trust, challenge, solidarity, projects negotiations, dynamics and actions, valorization of the singularities, and professional practices of teachers are essential for the constitution of the professional identity of these professionals and for the cultivation and maintenance of these groups.