O texto apresenta resultados de pesquisa cujo objetivo geral foi o de contribuir para a sistematização e socialização da história de um livro mato-grossense, mediante a investigação da produção, difusão e circulação da cartilha Ada e Edu, elaborada em 1977. A investigação se inscreve na história da alfabetização, sendo orientada por referenciais teórico-metodológicos ligados à história cultural e à história dos livros. A proposta metodológica baseou-se no circuito das comunicações, modelo proposto por Robert Darnton, para examinar o percurso da cartilha regional Nossa terra nossa gente, posteriormente transformada em cartilha Ada e Edu, editada e comercializada nacionalmente pela Editora Bloch. Foi possível reconstruir aspectos da produção e da circulação dessa cartilha no contexto mato-grossense e registrar elementos da circulação em âmbito nacional, via Programa Nacional do Livro Didático.
The text presents results of a study whose main goal was to contribute to the systematization and dissemination of the history of the book of Mato Grosso state, by investigating the production, diffusion and circulation of the school primer Ada and Edu, created in 1977. The study falls into the category of history of literacy, and is guided by theoretical and methodological frameworks linked to cultural history and book history. The methodological proposal has arisen from the communications circuit, a model proposed by Robert Darnton, to examine the course of the regional school primer Nossa terra nossa gente, subsequently changed to school primer Ada and Edu, published and marketed nationwide by Editora Bloch. It was possible to reconstruct aspects of the production and circulation of that school primer in the context of Mato Grosso state and record elements of nationwide circulation through Programa Nacional do Livro Didático (PNLD, National Textbook Program).
El artículo presenta los resultados de un estudio cuyo objetivo general es contribuir a la sistematización y difusión de una historia del libro de Mato Grosso, tras la investigación de la producción, difusión y circulación de la cartilla Ada e Edu, elaborada en 1977. La investigación se inscribe en la historia de la alfabetización, y se guía por las referencias teóricas y metodológicas relacionadas con la historia cultural y la historia del libro. La propuesta metodológica se basó en el circuito de las comunicaciones, modelo propuesto por Robert Darnton, para examinar la ruta de la cartilla regional Nuestra tierra nuestra gente, más tarde transformada en la cartilla Ada y Edu, editada y comercializada a nivel nacional por la Editora Bloch. Ha sido posible reconstruir aspectos de la producción y la circulación de esta cartilla en el contexto de Mato Grosso y registrar elementos de la circulación a nivel nacional, por medio del Programa Nacional do Livro Didático.