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au:BENTO, MARIA GABRIELA PORTUGAL
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Arriscar ao brincar: análise das perceções de risco em relação ao brincar num grupo de educadoras de infância
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RESUMO Assumindo que o brincar arriscado apresenta benefícios para o desenvolvimento e a aprendizagem das crianças, a investigação apresentada pretende explorar as perceções de risco num grupo de 13 educadoras de infância portuguesas. Esse grupo profissional exerce uma grande influência no tipo de experiências que são oferecidas às crianças, numa fase da vida em que o brincar se assume como meio potenciador do desenvolvimento. Por meio de entrevistas semiestruturadas, articuladas com imagens representativas de diferentes experiências do brincar arriscado (Sandseter, 2007, 2009a), procuramos perceber de que maneira as situações de risco são interpretadas e quais os ganhos que estas podem trazer para o desenvolvimento infantil. Concluímos que, entre as participantes, o risco no brincar é dificilmente aceito, ponderando-se diferentes dimensões na avaliação da situação. Apesar de o brincar arriscado não ser promovido, as educadoras reconhecem a existência de ganhos para o desenvolvimento.
ABSTRACT Recognizing the benefits of risky play for learning and development of children, this research aims to explore risky play perceptions in a group of 13 Portuguese early childhood teachers. This professional group was chosen due to the meaningful influence they have in the type of experiences that children come across in a stage of life where play is an important promoter of global development. Using semi structured interviews, articulated with images of risky play (Sandseter, 2007, 2009a), we tried to understand how risky play situations are interpreted and what are the main gains for children development. Our findings show that in the group of early childhood teachers interviewed risky play is hardly accepted and their evaluation is influenced by different dimensions. Although risky play is not promoted, early childhood teachers recognized benefits in these experiences.
RESUMEN Reconociendo que el juego arriesgado tiene beneficios para el aprendizaje y desarrollo de los niños, esta investigación tiene como objetivo explorar las percepciones de riesgo en un grupo de 13 educadores de la primera infancia portugueses. Este grupo profesional tiene una gran influencia en el tipo de experiencias que se ofrecen a los niños en una etapa de la vida en que se reconoce que el juego es muy importante para el desarrollo. A través de entrevistas semi-estructuradas, articuladas con imágenes que representan las diferentes experiencias de juego arriesgado (Sandseter, 2007, 2009a), hemos tratado de entender cómo se interpretan las situaciones de riesgo y qué ganancias pueden llevar al desarrollo. Llegamos a la conclusión de que, entre los profesores entrevistados, el riesgo en el juego casi no se aceptó, con un peso de hasta diferentes dimensiones para evaluar la situación. A pesar de juego arriesgado no ser promovido, los educadores reconocen la existencia de ganancias para el desarrollo.
https://doi.org/10.1590/s1413-24782017226920
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Effective perinatal intensive care in europe (epice): Descrição do Projeto e primeiros resultados em Portugal
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Barros, Henrique
; Rodrigues, Carina
; Costa, Raquel
; Baía, Inês
; Rodrigues, Teresa
; Machado, Maria do Céu
; Graça, Luís
; Carrapato, Rui
; Couto, Adelina Sá
; Lopes, Aldina
; Almeida, Alexandra
; Portela, Alexandrina
; Vilas Boas, Alice
; Pereira, Almerinda
; Aroso, Ana
; Berdeja, Ana
; Bettencourt, Ana
; Campos, Ana
; Santos, Ana Castilho
; Machado, Ana Isabel
; Andrade, Ana Maria
; Bento, Ana Melo
; Neto, Ana
; Pita, Ana
; Ferreira, Ana Rute
; Tavares, Angelina
; Costa, Anselmo
; Nazaré, Antónia
; Braga, António
; Fonseca, António
; Lanhoso, António
; Vilarinho, António
; Gomes, Ariana
; Sousa, Beatriz
; Marinho, Carla
; Sá, Carla
; Moniz, Carlos
; Carvalho, Cármen
; Dâmaso, Catarina
; Araújo, Célia
; Dias, Clara Paz
; Araújo, Cláudia
; Casanova, Conceição
; Cunha, Conceição
; Murinello, Conceição Faria
; Telhado, Conceição
; Didelet, Cristina
; Leite, Cristina
; Martins, Cristina
; Trindade, Cristina
; Almeida, Daniela
; Pena, Domingos Jardim da
; Oliveira, Dulce
; Reis, Eduarda
; Fernandes, Eduardo
; Casal, Ester
; Gaspar, Eurico
; Fonseca, Fátima
; Romão, Fátima
; Matos, Fernanda
; Cirurgião, Fernando
; Nunes, Filomena
; Pereira, Gabriela
; Carvalhosa, Glória
; Henriques, Graça
; Rodrigues, Gustavo
; Almeida, Helena
; Oliveira, Helena
; Sousa, Helena
; Guimarães, Hercília
; Quelhas, Ilídio
; Canelas, Isabel
; Silva, Isabel Carolino
; Knoch, Isabel
; Martins, Isabel
; Torres, Jacinto
; Saldanha, Joana
; Sampaio, Joana
; Mendes, João
; Marinho, Joaquim
; Baltazar, Joaquina
; Ribeiro, Jorge
; Silva, Jorge
; Amorim, José
; Furtado, José
; Guimarães, José
; Fonseca, José Luís
; Nogueira, José Miguel
; Oliveira, José
; Pombeiro, José
; Teixeira, José
; Calviño, Juan
; Marques, Judite
; Araújo, Lucília
; Caturra, Luís
; Serra, Mª do Carmo
; Arteaga, Mª Paula
; Cabral, Margarida
; Pontes, Margarida
; Seabra, Margarida
; Pinho, Maria Lurdes
; Carneiro, Mª José
; Furtado, Mário
; Paiva, Mário
; Cabanas, Marisa
; Aguiar, Marta
; Barbosa, Marta
; Serelha, Micaela
; Montenegro, Nuno
; Carmo, Olímpia do
; Vaz, Óscar
; Soares, Osvaldo
; Costa, Paula
; Pinheiro, Paula
; Soares, Paula
; Enes, Pedro
; Rocha, Pedro
; Silva, Pedro
; Tiago, Pedro
; Maciel, Raquel
; Mira, Ricardo
; Rodrigues, Rosa
; Barroso, Rosalina
; Rodrigues, Rosalinda
; Mendonça, Rubina
; Costa, Rui
; Pinto, Rui
; Prado, Sara Noéme
; Sousa, Susana Gama de
; Oliveira, Teresa
; Teles, Teresa
; Tomé, Teresa
; Ventura, Teresa
; Martins, Valdemar
; Neves, Vítor
; Nunes, Zélia
; Zeitlin, Jennifer
.
A melhoria da qualidade dos cuidados pré-natais e dos cuidados intensivos neonatais resultaram, nas últimas décadas, numa continuada diminuição da morbilidade e da mortalidade perinatais e infantis, particularmente de recém-nascidos muito pré-termo. No entanto, há uma grande variabilidade entre unidades de saúde na decisão sobre procedimentos e intervenções, quer a nível nacional quer internacional, que se pode refletir em desigualdades nos resultados em saúde e que importa identificar e compreender. Este artigo tem como objetivos descrever: (1) o projeto europeu “Effective Perinatal Intensive Care in Europe” (EPICE); (2) o estudo piloto desenvolvido na Região Norte de Portugal para testar o protocolo e o instrumento de recolha de dados do estudo de coorte; (3) o recrutamento e amostra final da coorte EPICE-Portugal. O projeto EPICE desenvolve-se em 19 regiões de 11 Estados Membros da União Europeia e tem como objetivo investigar como o conhecimento científico é efetivamente aplicado no acompanhamento de recém-nascidos muito pré-termo, usando metodologias quantitativas e qualitativas. Em Portugal, o estudo integra todas as unidades públicas de obstetrícia e neonatologia da região Norte e de Lisboa e Vale do Tejo (LVT), bem como três unidades privadas de LVT. Os procedimentos do estudo (recrutamento e questionários) foram testados em quatro unidades hospitalares da região Norte de Portugal, através da recolha de informação do processo clínico de 21 nados-vivos, entre maio e dezembro de 2010, sobre a gravidez e os cuidados pré-natais, o parto, os cuidados neonatais e a alta hospitalar, usando um formulário estruturado. O estudo piloto permitiu testar o instrumento de recolha de dados e verificar que, em geral, a informação registada nos processos era suficiente para assegurar a implementação do projeto EPICE em Portugal. O recrutamento da coorte EPICE-Portugal decorreu entre 1 de junho de 2011 e 31 de maio de 2012, tendo sido identificados 724 nados-vivos muito pré-termo, bem como 95 interrupções médicas da gravidez e 155 mortes fetais com idade gestacional entre as 22+0 e as 31+6 semanas de gestação. Dos 724 nados-vivos, 607 tiveram alta hospitalar, tendo sido obtidos 544 (89,6%) consentimentos para as avaliações de seguimento.
In the last decades, the improvement of antenatal and neonatal care led to a continued decrease in perinatal and infant morbidity and mortality, particularly for very preterm infants. However, there is a great variability in medical procedures and interventions across health units, both at national and international levels, which can result in avoidable inequalities in health outcomes. This study intends to describe (1) the European project “Effective Perinatal Intensive Care in Europe” (EPICE), designed to identify and understand such variation; (2) the pilot study conducted in the Northern Region of Portugal to test the protocol and the questionnaire for data collection and (3) the recruitment and final sample of the EPICE-Portugal cohort. The EPICE project includes 19 regions from 11 EU Member states and aims to explore how scientific knowledge is effectively applied to monitor very preterm infants, using both quantitative and qualitative methodologies. In Portugal, this study involves all the public maternity and neonatal intensive care units from Northern and Lisbon and Tagus Valley (LVT) regions, along with 3 private units from LVT. The study procedures (recruitment and questionnaires) were tested in 4 hospitals in the Northern region of Portugal, by collecting information from the clinical records of 21 live births, born between May and December 2010. Data on pregnancy and prenatal care, childbirth, neonatal care and discharge was collected using a structured questionnaire. The pilot study tested data collection instruments and showed that, in general, the information documented in clinical records was enough to answer the questionnaire items, guaranteeing the feasibility of the EPICE project in Portugal. The EPICE-Portugal recruitment occurred between 1st june 2011 and 31st May 2012, identifying 724 very preterm live-births, as well as 95 terminations of pregnancy and 155 fetal deaths, from 22+0 to 31+6 weeks of gestation. The 724 live births resulted in 607 babies discharge alive, and written informed consent for the follow-up evaluations was obtained for 544 (89.6%) infants.
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ti | título do artigo |
au | autor |
kw | palavras-chave do artigo |
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ab | resumo |
ta | título abreviado da revista (ex. Cad. Saúde Pública) |
journal_title | título completo da revista (ex. Cadernos de Saúde Pública) |
la | código do idioma da publicação (ex. pt - Português, es - Espanhol) |
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