RESUMO: Compreendendo que, às vezes, a metodologia docente utilizada em sala de aula faz com que o processo de ensino-aprendizagem se desenvolva de forma não qualificada, arbitrária e linear, este artigo propõe a metodologia Dicumba; uma metodologia de pesquisa em que o estudante se torna construtor dos próprios saberes a partir da vivência, da curiosidade e do interesse. A metodologia foi desenvolvida em uma perspectiva de conhecimento modelado a partir da teia construtivista-colaborativa, possibilitando um planejamento de educação real e sistematizado, fundamentado na aprendizagem e no pleno desenvolvimento do sujeito. Esta constitui a figura do professor como um facilitador do processo de aprendizagem, instigando o aluno, por meio da emoção e da problematização, a se compor como responsável pela sua formação, construindo e reconstruindo conhecimentos através das descobertas.
ABSTRACT: Understanding that, sometimes, a teaching methodology used in the classroom causes the processes of teaching-learning to develop in an unqualified, arbitrary and linear way, this article proposes the Dicumba methodology; a research methodology in which the student becomes a constructor of his own knowledge using the experience, curiosity and interest. The methodology was developed from a perspective of knowledge shaped from a constructivist-collaborative web, allowing real and systematized education planning, based on the learning and full development of the subject. The methodological proposal is a teacher figure as a facilitator of the learning process, prompting the student, through the emotion and questioning, to be composed as responsible for their training, constructing and reconstructing knowledge through discoveries.
RESUMEN: Por comprender que, a veces, la metodología docente utilizada en clase hace que el proceso de enseñanza-aprendizaje se desarrolle de forma no cualificada, arbitraria y lineal, este artículo propone la metodología Dicumba; una metodología de investigación en que el estudiante se vuelve constructor de los propios saberes a partir de la vivencia, de la curiosidad y del interés. La metodología se desarrolló desde una perspectiva de conocimiento modelado a partir de la red constructivista-colaborativa, lo que posibilitó un planeamiento de educación real y sistematizado, fundamentado en el aprendizaje y en el desarrollo pleno del sujeto. Esta constituye la figura del profesor como un facilitador del proceso de aprendizaje, lo que incita el alumno, por medio de la emoción y de la problematización, a responsabilizarse de su formación, construyendo y reconstruyendo conocimientos a través de los descubrimientos.