RESUMO Este artigo examina a relação entre condições de trabalho de professores e resultados escolares na rede estadual de ensino de São Paulo. Apoiando-se em documentos oficiais e dados ainda não explorados fornecidos pela Secretaria de Educação Estadual, o artigo indica, primeiro, o vínculo existente entre tipo de contrato e condições de trabalho. Em seguida, identifica o tipo de contrato mais prevalente em cada Diretoria Regional de Ensino (DRE) da rede estadual e estabelece a relação entre os tipos de contrato e o desempenho dos alunos, revelando, assim, a estrutura clivada dessa rede de ensino. Ao final, discutem-se as implicações teóricas e em termos de políticas públicas desses achados.
ABSTRACT This article examines the association between teachers’ work conditions and student’s performance as measured by large-scale tests in the São Paulo State school network. Based on official documents and on a not-yet-explored dataset provided by the State Education bureau, first we address how teachers’ employment contracts signal work conditions. Second, we attempt to list the more prevalent types of contracts in the different regional boards of education and to show the link between contract types and student performance, thus revealing the segmented structure of the São Paulo State school network. Finally, theoretical and policy-related implications of these findings are discussed.
RESUMEN Este artículo examina la relación entre las condiciones de trabajo de los docentes de educación básica y los resultados escolares en la red de enseñanza del Estado de San Pablo. A partir de documentos y nuevos datos oficiales, el artículo primero muestra el vínculo existente entre el tipo de contrato y las condiciones de trabajo. Luego, identifica el tipo de contrato más relevante en cada Dirección Regional de Enseñanza de esa red y establece la relación entre los tipos de contrato y el desempeño de los alumnos, mostrando así, la estructura clivada de esa red de enseñanza. Finalmente, se discuten las implicancias teóricas de esos resultados y su relevancia en materia de políticas públicas.