Apesar de Baum e Dutton (1996) terem chamado atenção há mais de uma década para a imersão da estratégia, os trabalhos sobre estratégia mantêm-se mais influenciados pelos teóricos da economia do que pelos teóricos da sociologia. A concepção atomizada revela-se tanto no nível de análise como no conceito de ambiente. Oliver (1996) afirma que teóricos de estratégia explicam as vantagens diferenciadas das firmas e sua capacidade de obtenção de lucro a partir das ineficiências de mercado. Explicações da ineficiência dos mercados e da heterogeneidade das firmas centram-se exclusivamente nas características da firma e dos mercados. Este artigo vai ao encontro do argumento desses autores de que diferenças sustentáveis da firma e retornos acima do normal não são somente uma função da sua capacidade e das características da indústria e do mercado. A imersão das organizações e dos mercados em um contexto institucional tem um profundo impacto sobre o seu desempenho. Este artigo enfatiza a estratégia como contexto interfirma, combinando a perspectiva da imersão social e a teoria institucional para uma análise do setor de carcinicultura norte-rio-grandense. Consiste em um estudo qualitativo, histórico, baseado na análise de documentos e na análise de entrevistas realizadas com dirigentes empresariais e de associações do setor. O objetivo foi evidenciar como a estratégia adotada pelas organizações do setor pode ser explicada pela dinâmica do contexto social. Assim, desenvolveu-se uma análise que combina os impedimentos institucionais e econômicos para a eficiência dos mercados para explicar a estratégia adotada. Para isso, realizou-se uma reconstrução histórica da sua formação, evidenciando os principais momentos e fatos, bem como o papel assumido pelos diferentes atores. Os resultados indicaram que abordagens dominantes no estudo da estratégia como economic costs theory (ECT), RBV e posicionamento estratégico, pelo caráter descontextualizado, não são suficientes para explicar a postura estratégica das empresas, sendo necessário combiná-las com perspectivas que levem em consideração a natureza socialmente construída dos processos organizacionais e seu caráter, muitas vezes, não reflexivo.
Baum and Dutton (1996) pointed out that although the embeddedness of strategy have been highlighted a decade ago, strategy research still maintain more influenced by theorists of economic than theorists of sociology. The atomized conception is identified in the level of analysis and at the concept of environment. This paper stresses the strategy as context inter-firm. It grasps the institutional theory and embeddedness perspective for analyzing the shrimp farming sector at Rio Grande do Norte. It consists on a qualitative, historical study, based on archive analysis as well interview in deep with CEOs and associations representatives of the sector. The aim was to appoint how the strategy adopted by the set of sector's companies can be explained considering the social context dynamic. Thus, it was developed an analysis that integrated both the institutional and economic impediments for the market efficiency for explaining the sector's strategy. It was carried on a historical account of its formation, stressing the main moments and facts, as well the role played by different actors. The results indicated that the dominant approaches in the strategy field such as Economic Costs Theory, Resource Based-View and strategic management were not able to explain the strategic action of the sector's companies. It is necessary put together this economic perspective with sociological perspectives, which take in count the socially constructed nature of the organizational processes, as well its non reflexive character.
A pesar de que Baum y Dutton (1996) han llamado la atención, hace más de una década, para la inmersión de la estrategia, los trabajos sobre estrategia se mantienen más influenciados por los teóricos de la economía que por los teóricos de la sociología. La concepción atomizada se identifica en el nivel de análisis y en el concepto de ambiente. En este trabajo se hace hincapié en la estrategia como marco entre empresas. Se agarra la teoría institucional y la perspectiva de arraigo para analizar el sector de la cría de camarones en Rio Grande do Norte. Consiste en un estudio cualitativo, histórico, basado en el análisis de archivo y entrevistas en profundidad con los representantes de los CEOs y asociaciones del sector. El objetivo fue nombrar como la estrategia adoptada por el conjunto de las empresas del sector puede explicarse teniendo en cuenta la dinámica del contexto social. Por lo tanto, se desarrolló un análisis que integra tanto los impedimentos institucionales y económicos para la eficiencia del mercado para explicar la estrategia del sector. Que se llevó a cabo un recuento histórico de su formación, haciendo hincapié en los principales momentos y hechos, así como el papel desempeñado por los diferentes actores. Los resultados indicaron que los enfoques dominantes en el ámbito de la estrategia, tales como costos de transacción, visión basada en los recursos y la gestión estratégica no fueron capaces de explicar la acción estratégica de las empresas del sector. Es necesario armar este punto de vista económico con perspectivas sociológicas, que tengan en cuenta el carácter socialmente construido de los procesos de organización, así como su carácter no reflexivo.