Neste estudo, focalizamos os discursos sobre o mundo do trabalho nos livros didáticos da área de ciências da coleção De olho no mundo do trabalho (editora Scipione), como parte de uma política curricular para o ensino médio. Entendemos a constituição de políticas curriculares como um processo de negociação complexo que inclui influência, produção e disseminação de textos circulantes que estão sujeitos à recriação contínua no contexto da prática (Ball). Analisamos como os discursos sobre o mundo do trabalho são apropriados e recontextualizados (Bernstein) na elaboração de livros didáticos e quais novos sentidos e significados são produzidos. Identificamos no discurso sobre a formação para o trabalho sentidos e significados que precisam ser refletidos pela comunidade educacional, considerando as relações estabelecidas entre os contextos econômico e educacional que resultam em formas de ensino e aprendizagem que acentuam o caráter de performatividade (Lyotard).
In this study, we focus on discourse on the world of work in science textbooks of the collection With an eye on the world of work (De olho no mundo do trabalho), published by Scipione, as part of a curriculum policy for secondary education. We understand that the construction of curriculum policies is a complex process of negotiation that includes influence, production and dissemination of texts which circulate and which are subject to continuous recreation in the context of practice. We analyse how discourse on the world of work is appropriated and re-contextualised in the elaboration of school textbooks and what new meanings are produced. In the discourse on training for work, we identify meanings that the educational community needs to reflect upon, considering the relations established between educational and economic contexts that result in forms of teaching and learning, accentuating the character of performance.
En este estudio, enfocamos los discursos sobre el mundo del trabajo en los libros didácticos de la área de ciencias de la colección De ojo en el mundo del trabajo (editora Scipione), como parte de una política curricular para la enseñanza secundaria. Entendemos la constitución de políticas curriculares como un proceso de negociación complejo que incluye influencia, producción y diseminación de textos circulantes, que están sujetos a la recreación continua en el contexto de la práctica (Ball). Analisamos como los discursos sobre el mundo del trabajo son apropiados y contextualizados (Bernstein) en la elaboración de libros didácticos y en los cuales los nuevos sentidos y significados son producidos. Identificamos en el discurso sobre la formación para el trabajo, sentidos y significados, que precisan ser pensados por la comunidad educacional, considerando las relaciones establecidas entre los contextos económico y educacional que resultan en formas de enseñanza y aprendizaje que acentuan el caracter de performatividad (Lyotard).