Em 1930, Muhammad Iqbal (1877-1938) concebeu pela primeira vez a criação de um estado separado para os muçulmanos indianos, para quem, na sua opinião, a força formativa mais importante ao longo da História tinha sido o Islã. Apesar de ter sido elaborado sob ideologias seculares, o movimento pela criação do Paquistão só conseguiu mobilizar as massas apelando ao Islã, pelo que o nacionalismo ficou dependente dele e, como consequência, politizou a fé. Um número de organizações religiosas e comunitárias muçulmanas assinalou a importância de promover o nacionalismo muçulmano bem como a consciência política e os interesses da comunidade. À medida que a criação do Paquistão se foi tornando cada vez mais evidente, Abu'l 'Ala Mawdudi (1903-1979) aumentou seus ataques contra a Liga Muçulmana, opondo-se à ideia de nacionalismo muçulmano, pois isto excluiria o Islã da Índia. O aumento do caráter comunitário do debate político na Índia na época, o apelo feito aos símbolos religiosos na formulação de novas alianças políticas e os programas de diferentes grupos muçulmanos, bem como dos líderes da Liga Muçulmana, criaram um clima no qual o discurso teológico de Mawdudi encontrou eco e importância. Este artigo, usando em particular o pensamento político de Muhammad Iqbal e Abu'l 'Ala Mawdudi, analisa a forma como o Islã foi utilizado para justificar um estado separado para os muçulmanos indianos e os impactos e desafios sobre o processo político e a sua evolução, ao mesmo tempo que conclui que o "Islã", como símbolo político, pode assumir diferentes formas de acordo com as ideias previamente defendidas por aqueles que o praticam.
In 1930, Muhammad Iqbal (1877-1938) devised for the first time the creation of a separate state for the Indian Muslims, for whom, according to him, the main formative force through History had been Islam. Although predicated upon secular ideologies, the Pakistan movement was able to mobilize the masses only by appealing to Islam. Nationalism became dependent on Islam and, as a result, politicized the faith. A number of Muslim religious and communal organizations pointed to the importance of promoting Muslim nationalism, political consciousness and communal interests. As the creation of Pakistan became more and more likely, Abu'l 'Ala Mawdudi (1903-1979) increased his attacks on the Muslim League, objecting to the idea of Muslim nationalism because it would exclude Islam from India. The increasingly communal character of the Indian politics of the time, and the appeal made to religious symbols in the formulation of new political alliances and programmes by various Muslim groups as well as Muslim League leaders, created a climate in which Mawdudi's theological discourse found understanding and relevance. This paper, using especially the political thought of Muhammad Iqbal and Abu'l 'Ala Mawdudi, analyses how Islam was used to justify a separate state for the Indian Muslims, and the impacts on and challengesto the political process and its evolution, at the same time that it concludes that "Islam", as a political symbol, can have many forms according to the ideas previously held by those who use it.