A Lei 10.639 de 2003 e sua atualização, Lei 11.645 de 2008, torna obrigatório o ensino de História Africana, Afro- Brasileira e Indígena na Educação Básica , mas sua implementação tem sido lenta nestes 20 anos , exigindo discussão permanente sobre sua eficácia . Neste artigo , analisamos objetivamente os pesquisadores encontrados por meio de uma revisão bibliográfica, cujo tema central foram as mulheres do Daomé , bem como a produção de um jogo de tabuleiro como material didático , a fim de auxiliar as atividades escolares no trabalho com temas africanos . Utilizando a metodologia do Estado da Arte , analisamos o que tem sido produzido sobre o tema , discutindo suas lacunas, e apoiamos , historiograficamente , a construção de um material didático lúdico . Diante do exposto , observamos a limitação das pesquisas sobre o Reino do Daomé e apresentamos um recurso lúdico voltado ao Ensino Médio baseado em um jogo de tabuleiro mundialmente conhecido, o Detetive.
A Lei 10.639 de 2003 e sua atualização, Lei 11.645 de 2008, torna obrigatório o ensino de História Africana, Afro-brasileira e Indígena na Educação Básica , porém sua efetuação tem caminhado em passos lentos nesses 20 anos, exigindo uma discussão permanente sobre sua efetivação . Neste artigo, objetivamos a análise das pesquisas levantadas por meio da revisão bibliográfica, cujo tema central foi as mulheres do Daomé, assim como a produção de um jogo de tabuleiro como material didático, a fim de auxiliar atividades escolares no trabalho com a temática africana . Utilizando a metodologia do Estado da Arte (EA), analisamos o que se tem produzido sobre a temática discordando sobre suas lacunas, e amparamos, historiograficamente , a construção de um material didático lúdico. Diante do exposto, observamos as limitações de pesquisas sobre o Reino do Daomé e apresentamos um recurso lúdico destinado ao Ensino Médio baseado em um jogo de tabuleiro mundialmente conhecido, o Detetive.