Resumo: Um dos diversos nomes dados à contracultura no Brasil, o desbunde foi um dos pivôs dos embates culturais e político-ideológicos sob o regime militar em “anos de chumbo” (1969-1974). Gíria originalmente pejorativa e acusatória, na medida em que, para boa parte da esquerda da época, pressupunha certo descompromisso com questões políticas stricto sensu, ela designava mudanças de comportamento de parcelas da juventude envolvendo, por exemplo, a postura drop-out, a liberação sexual, o interesse por tradições místicas, as experiências com drogas e, dentre outros aspectos, o modelo de vida hippie e comunitário e alguma inadequação à sociedade de consumo. Neste artigo, discute-se o caráter ambivalente da gíria quando associada, sobre-tudo, à produção artística do período, dando destaque para o caso exemplar do grupo musical Os Novos Baianos.
Abstract: One of many names given to counterculture in Brazil, the desbunde was one of the main motivators of the cultural and political-ideological clashes in the “lead years” of dictatorship (1969-1974). This slang was originally derogatory and reproachful, since it assumed a lack of commitment to political issues, in the strict sense of the term, in much of the left political perspective. In part of the youth, it designated behavioral changes involving a ‘drop-out’ attitude, sexual liberation, interest in mystical traditions, experiences with drugs and, among other things, hippie life model and a certain inadequacy to the consumption society. This article discusses the ambivalent character of that slang when associated mainly to the artistic production of the period, highlighting the exemplary case of the musical group Os Novos Baianos.