RESUMO O caso mostra as dificuldades enfrentadas por um negócio social para se tornar financeiramente viável. Talita Peixoto é uma afro-brasileira empreendendo pela primeira vez. Junto com o marido, ela criou o Clubinho Preto, um clube brasileiro de assinatura para crianças que entrega caixas com livros, roupas e acessórios para educar as crianças em uma cultura afrocêntrica positiva. Depois de dois anos, eles estão lutando financeiramente. Na busca por alternativas, Talita planejava adicionar escolas aos seus clientes. Seus parceiros de negócios se opuseram à ideia, acreditando que nem todo diretor escolar estaria verdadeiramente comprometido com a causa racial. Talita precisava do dinheiro, mas não a qualquer custo. Como ela pode viabilizar seu propósito em um produto? Para responder a essa pergunta, é necessário alinhar propósito, criação de valor e modelo de negócios. Este caso pode ser ensinado em programas de treinamento de executivos e aulas de graduação em marketing e comportamento do consumidor, empreendedorismo social e fins comerciais. Convidamos professores e alunos a incluir a discussão sobre diversidade, equidade e inclusão em todas essas disciplinas. viável afrobrasileira afro brasileira vez marido Preto livros positiva anos alternativas clientes ideia racial dinheiro custo produto pergunta consumidor comerciais diversidade disciplinas
ABSTRACT The case shows the difficulties faced by a social business to become financially viable. Talita Peixoto is an African-Brazilian woman enterprising for the first time. Together with her husband, she created Clubinho Preto, a Brazilian subscription club for children that delivered boxes with books, clothing, and accessories to educate children in a positive Afrocentric culture. After two years, they are struggling financially. Looking for alternatives, Talita planned to expand her business by adding schools as clients. Her business partners opposed the idea, believing that not every manager would truly commit to the racial cause. Talita needed the money, but not at any cost. How can she transform her purpose into a product? To answer this question, it is necessary to align purpose, value creation, and a business model. This case can be taught in executive training programs and undergraduate classes on marketing and consumer behavior, social entrepreneurship, and business purposes. We invite teachers and students to include the discussion on diversity, equity, and inclusion in all these disciplines. viable AfricanBrazilian African time husband Preto books clothing culture years alternatives clients idea cause money cost product question creation model behavior entrepreneurship purposes diversity equity disciplines